quinta-feira, 1 de março de 2012

Distúrbios do sono na gravidez têm razões diferentes em cada fase

Sintomas podem ser controlados com medicamentos homeopáticos
 
Não importa qual a fase da gestação, as noites de sono da mulher grávida podem ser difíceis e, em cada período, esses distúrbios do sono podem ter suas causas em um fator diferente. Alterações hormonais constantes, falta de posição para dormir, mudanças físicas e psíquicas, oscilação metabólica, excesso de peso e vontade recorrente de ir ao banheiro estão entre as principais causas de noites mal dormidas das mulheres grávidas. 
 
“Distúrbios do sono em gestantes e lactantes não são necessariamente uma doença, mas sintomas que indicam que algo está errado e precisa ser corrigido. Por isso, é importante descobrir a causa do problema, para iniciar o tratamento e tornar o sono da mulher grávida o melhor possível”, comenta a Dra. Geisa Quental, médica homeopata da Associação Paulista de Homeopatia (APH). Ela explica que os sinais têm relação com as alterações hormonais e as adaptações pelas quais passa o bebê.
 
A maior queixa das grávidas em relação às consequências dos distúrbios do sono são as alterações no humor, brigas com o parceiro, crises de angústia, aumento da ansiedade e queda da imunidade. “O que fazemos é preparar essa mulher durante o pré-natal e controlar as causas como manter pressão e peso estáveis, seguir uma dieta adequada, praticar exercícios físicos, e, se necessário, administrar medicamentos para ansiedade”.
 
Cada fase, uma dificuldade:
 
Os motivos variam de acordo com o período da gravidez. A Dra. Geisa explica as principais causas em cada uma.
 
1º trimestre: 
 
A sonolência geralmente é causada por alterações no metabolismo, com sono muito forte a qualquer hora do dia.
 
2 º trimestre:  
 
Os maiores problemas com o sono têm origem na vontade constante de ir ao banheiro, originada pelos estímulos hormonais e pelo peso do útero na bexiga.
 
3º trimestre: 
 
A mulher tem dificuldade em achar uma posição confortável para dormir e o metabolismo se acelera, com os hormônios trabalhando para que a gestante durma menos e a preparando para o processo de amamentação e cuidados intensos maternos. Ao final, ainda, a sensação de fadiga e peso é mais forte.
 
Bebê que não dorme também desregula sono da mãe
 
Segundo a médica, a privação do sono é descrita como um dos maiores fatores de estresse, que altera a disposição e o humor. Para piorar, o problema pode persistir quando o bebê nasce, caso ele também tenha dificuldades para dormir. “Nos casos em que as mães não dormem porque quem tem distúrbio do sono é o bebê, é preciso tratar os dois”, ressalta.
 
O recém-nascido dorme em média 22 horas por dia, acordando para mamar a cada três horas. “Se um bebê nessa idade tem dificuldade para dormir, isso pode ocorrer por distúrbios metabólicos, refluxo gastroesofágico, cólicas, intolerância à lactose, infecção urinária, malformações congênitas, entre outros fatores”, explica. A dificuldade de sono do lactente, de acordo com a Dra. Geisa, geralmente não causa nenhuma doença futura, mas é fruto de algum desequilíbrio que deve ser tratado.
 
Medicamentos homeopáticos são indicados para controle da ansiedade
 
Para a médica, o tratamento homeopático é indicado para cuidar dos sinais e sintomas até chegar à causa. “O benefício é que o medicamento homeopático pode ser administrado junto a outros remédios, mesmo durante a gestação e lactação, sem causar qualquer dano à mãe ou bebê”, recomenda. Ela indica que esses medicamentos sem efeitos colaterais ajudam a controlar a ansiedade da mãe, para deixá-la mais calma para a chegada e cuidados com o filho.
 
Sobre o Sédatif PC
 
O laboratório Boiron já disponibiliza para o mercado brasileiro o Sédatif PC, medicamento homeopático indicado para auxiliar na prevenção e tratamento da ansiedade e, também como consequência, do estresse e distúrbios do sono. Ele é isento de prescrição e não tem relatos de efeitos colaterais, por isso pode ser utilizado por adultos e crianças de todas as idades. O medicamento possui seis princípios ativos associados, sendo que três atuam na esfera psíquica e três atuam na esfera física do indivíduo. O Sédatif PC auxilia no tratamento de tensões emocionais e mentais, nervosismo, inquietude e irritabilidade. Não é um sedativo e não causa sonolência. No último ano, o Sédatif apresentou um crescimento de 56%. 
 
Sobre a Boiron
 
A Boiron é o maior laboratório mundial de medicamentos homeopáticos, presente em mais de 80 países. Atualmente está na Bolsa de Paris e, em 2011, registrou um faturamento de 523 milhões de euros – um crescimento de 0,9% sobre 2010. A empresa desembarcou no Brasil em 2006 e, em 2009, os primeiros produtos chegaram ao mercado nacional.  No último ano, o Oscillococcinum, indicado para auxiliar na prevenção e tratamento dos estados gripais, registrou um crescimento de 74%, e o Sédatif PC, que auxilia no tratamento da ansiedade, um crescimento de 56%. Com fortes investimentos em pesquisa nos últimos anos, possui um portfólio de mais de 250 especialidades e 3 mil substâncias unitárias registradas, produtos líderes em vendas na França e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo. Para a Boiron, o tratamento homeopático deve ser mais uma opção terapêutica à disposição de médicos e pacientes.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Preocupação com sexualidade afasta brasileira do parto normal

Fatores culturais e falta de informação são alguns dos motivos que levam à preferência nacional pelo parto com data marcada.

Hoje, o Brasil é um dos recordistas mundiais em partos cesáreos. Em 2010, o número de nascimento cirúrgicos chegou a 52%, passando os partos normais.

'Fiquei exausta, mas valeu a pena', diz mãe que fez parto normal
 
A preocupação com a quantidade de cirurgias no nascimento é tanta que o Ministério da Saúde vai fazer uma pesquisa com 24 mil mulheres para entender o que leva à escolha da cirurgia com data marcada para dar à luz.

O trabalho vai verificar qual indicação médica e os motivos que levaram a mulher a escolher um determinado tipo de parto --normal, cesáreo ou até em casa.

A hipótese é que fatores culturais contam muito nesse tipo de decisão.

"A mulher brasileira se preocupa com a sexualidade e teme que o parto altere o períneo, o que é é um mito", diz Vera Fonseca, diretora da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e do Conselho Federal de Medicina.

MEDO DA DOR
 
O medo da dor também afasta a mulher do parto normal. "Temos uma imagem de parto normal como se vê no cinema, com dor e sofrimento. Isso afasta as mulheres da opção natural", analisa a historiadora da ciência Germana Barata, da Unicamp.

De acordo com a ginecologista da USP, Sonia Penteado, alguma mulheres até tentam enfrentar a dor do parto, mas não aguentam.

"Já tive pacientes que chegaram a ter dilatação completa no parto, mas não toleraram a dor e pediram para que fosse feita a cesárea", conta.

Esse tipo de intervenção é possível no sistema privado. "No público, a mulher tem de aguentar a dor porque faltam cirurgiões", diz Penteado.

Por isso, a quantidade de partos cesáreos no SUS gira em torno de 37% dos nascimentos. Na rede privada, o número sobe para 82%.

DECISÃO DO MÉDICO
 
Mas, além da cultura, a opinião dos médicos também conta --e muito-- na decisão.

"Nunca chegou uma paciente no meu consultório dizendo 'quero cesárea e pronto'", diz Penteado.
Segundo ela, a maioria das mulheres decide com seu médico o tipo de parto.

Ela recomenda parto normal a suas pacientes desde que não existam fatores de riscos, como hipertensão. Hoje, a doença é a principal causa de morte de mulheres no parto no Brasil (na Europa e nos EUA é a hemorragia).

Para Fonseca, muitos médicos incentivam a cesárea por receio de falta de leitos, inclusive na rede privada.
O Brasil tem 0,28 leitos para cada mil usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) --o que, de acordo com o Ministério de Saúde, atende a demanda. Mas países desenvolvidos têm o dobro disso.

"Se a paciente entra em trabalho de parto de maneira inesperada, corre risco de não ter vaga. Isso dá insegurança para o médico."

SABINE RIGHETTI
DE SÃO PAULO 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...