sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Concurso bebê Hipoglós Amendoas 2012 é honesto ?

Muitas mamães estiveram em uma luta grande para conseguir inscrever seus filhos no concurso da hipoglós. a procura foi tanta que os computadores que hospedam o site do concurso entraram em pane várias vezes.

As mães não conseguiam abrir o formulário de cadastro, algumas demoraram dias para saber se o cadastro foi validado, ou a foto não aparecia. Uma mãe relatou aqui no blog, que aparecia a foto de outro bebê no cadastro do filho dela...

A hipoglós teve o bom senso de estender por mais alguns dias o prazo das inscrições, mas não sei dizer se os problemas técnicos foram resolvidos, ou se ficou alguém com problemas sem resolver e se bebês acabaram ficando de fora do concurso por esses problemas.

Agora estamos em uma outra etapa do concurso, todos os problemas ficaram para trás ? Não sei, vocês podem me dizer, mas agora, temos novos problemas!!

Tenho recebido relatos de mães que não conseguem votar nos seus filhos, ou o problema é a foto que não aparece. Mas eu e algumas leitoras tem percebido algo no mínimo estranho, como pode bebês terem mais de 200 mil votos sendo que algumas mães não conseguem votar no próprio filho ?

Apesar do título deste artigo, não estou questionando a honestidade do concurso, mas a questão é: Todos os bebês inscritos estão tendo a mesma chance de ganhar esse concurso ?

Vamos pensar pelo lado da Hipoglós e tentar entender, quem a Hipoglós quer que ganhe esse concurso? Seria o bebê mais bonito, seria aquele que tem mais a "cara" da Hipoglós e que transmite aos consumidores os valores que ela quer passar do produto dela ? Seria simplesmente o bebê que a maioria das pessoas gosta mais ?

Não sei a resposta, mas na minha humilde opinião, esse concurso deveria permitir apenas um voto por pessoa e evitar que, não sei como, uma pessoa desse tantos votos para um mesmo bebê. Que recursos será que as pessoas estão usando para dar tantos votos ? Ou você acredita que mais de 200mil pessoas votaram em um mesmo bebê ?

Bom, mas como dizem, o importante é participar!

Beijos!

Concurso Hipoglós 2012

Como vocês já devem saber, o concurso da Hipoglós já está na fase da votação

Conheça os nenês participantes clicando nesse link: http://www.bebehipoglos2011.com.br/galeria

Se seu nenê também está participando, divulgue em nossa página no Facebook, nossas leitoras podem dar uma força para você

Visite nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/nenedamamae

Beijos e boa sorte!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ganhar pouco peso na gravidez também é ruim


Ganho excessivo de peso na gravidez pode ser um problema para a mãe e para o bebê. Mas um estudo coreano mostra que ganhar pouco peso é ainda pior 

Na sua opinião, quantos kilos em média uma gestante deve ganhar ao longo da gravidez? 






A obesidade é um problema de saúde em mulheres em idade fértil. Admite-se que, atualmente, 25% da população adulta é obesa e que a taxa de obesidade tem aumentado rapidamente nas mulheres em idade fértil. Para citar um dado apenas, nos Estados Unidos a porcentagem de mulheres obesas que receberam assistência pré-natal aumentou de 16% em 1980 para 36% em 1999. Do mesmo modo, o ganho de peso na gravidez vem aumentando significativamente. Cerca de 40% das mulheres grávidas ganham mais peso do que é recomendado. Tanto a obesidade antes da concepção quanto o ganho excessivo de peso na gravidez estão associados com resultados obstétricos adversos. 

Um estudo coreano resolveu investigar qual destes dois fatores está mais associado com complicações obstétricas. Para isso eles analisaram retrospectivamente os prontuários médicos de mais de 2.400 mulheres que tinham recebido assistência pré-natal num hospital de Seul. E eles compararam os resultados perinatais de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC) pré-gestacional e ganho de peso durante a gravidez. Vejamos os resultados: O risco de várias complicações na gravidez, tais como diabetes gestacional, hipertensão arterial, bebê com macrossomia fetal (peso superior a 4 kilos ao nascer) e baixo índice de Apgar foi sempre maior no grupo de mulheres obesas antes da gravidez, na comparação com as mulheres que tinham peso normal. Por outro lado, não houve associação entre ganho de peso durante a gravidez e resultados obstétricos adversos. Pelo contrário, resultados ruins foram observados nas mulheres que ganharam pouco peso na gestação. Para os autores, a resposta à questão inicial é: sobrepeso e obesidade antes da gestação são mais estreitamente relacionados aos resultados obstétricos adversos do que o ganho de peso excessivo durante a gravidez. 

Tudo isso reforça a já reconhecida recomendação para que as mulheres engravidem apenas ao estarem ou atingirem o peso adequado, tratando ou evitando a obesidade antes da decisão de engravidar. Já que segundo estes autores o excesso de peso antes é mais importante que o ganho excessivo de peso na gravidez. Mas vamos torcer para que as futuras gestantes não interpretem estes resultados como uma alvará para comer além da conta na gravidez. (Sae-Kyung Choi et al. The effects of pre-pregnancy body mass index and gestational weight gain on perinatal outcomes in Korean women: a retrospective cohort study. Reproductive Biology and Endocrinology 2011, 9:6)

Escrito por Dr. Alexandre Faisal

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ultrassom na gravidez - 13 perguntas & respostas para esclarecer as principais dúvidas de mamães e papais

O ultrassom é um dos exames mais solicitados durante o pré-natal, para acompanhar as condições de saúde da mãe e do bebê. O termo ultrassom se refere a ondas sonoras com frequência superior àquela que nós, humanos, somos capazes de ouvir. Ao entender apropriadamente os princípios físicos dessa tecnologia, o ultrassonografista está apto a otimizar a qualidade da imagem, contribuindo para um diagnóstico de alta qualidade e precisão. Apesar de aparentemente simples, esse exame tão comum ainda gera muitas dúvidas entre as futuras mamães. Seguem, então, treze perguntas respondidas pelo doutor Victor Bunduki, médico obstetra e especialista em medicina fetal e ultrassonografia do CDB Premium, em São





Paulo:


1. O ultrassom é um exame seguro?

Dr. Victor Bunduki – “Sim, é um exame isento de contraindicações tanto para a mãe quanto para o feto. No caso do ultrassom com dopplerfluxometria colorida, que analisa o fluxo sanguíneo em diferentes vasos do corpo humano, recomendamos que seja realizado somente após a 9ª semana de gestação, para maior segurança.



2. É verdade que o feto, ao contrário dos humanos, ouve o som emitido pela tecnologia ultrassom?

Dr. Victor Bunduki – “Não. No ultrassom, lidamos com mais de três milhões de hertz, enquanto o ouvido humano escuta até dois mil hertz. Portanto, essa questão está totalmente descartada.”



3. A partir de quando é possível ter uma imagem do bebê?

Dr. Victor Bunduki – “Como as semanas de gestação são contadas a partir da data da última menstruação, é possível enxergar o embrião a partir da quinta semana – pelo ultrassom transvaginal – ou ainda a partir da sexta semana via suprapúbica. É nessa fase que, apesar de o embrião medir poucos milímetros, podemos identificar e ouvir seus batimentos cardíacos.”



4. Existe um ‘número ideal’ de ultrassonografias recomendado às gestantes?

Dr. Victor Bunduki – “Não há um número ideal. Quem determina os pedidos de exame é o obstetra da paciente, de acordo com as características da gestação. Entretanto, quatro exames seriam o mínimo necessário durante uma gestação normal. O primeiro, para confirmar a gravidez e descartar ou não a gestação gemelar. Ainda no primeiro trimestre, medimos a translucência nucal; no segundo trimestre, é possível realizar uma boa avaliação morfológica; e, no terceiro trimestre, devemos revisar a morfologia e acompanhar o crescimento, a quantidade de líquido amniótico e o aspecto da placenta.”



5. O que significa “translucência nucal”?

Dr. Victor Bunduki – “Trata-se de um exame de rastreamento de alterações genéticas (cromossomopatias) – como a Síndrome de Down, por exemplo – em que medimos a região da nuca do bebê. Em bebês que têm alterações cromossômicas essa medida pode estar aumentada. Esse exame, portanto, não tem finalidade diagnóstica, mas seleciona as pacientes que teriam indicação de estudo do cariótipo (colhido por punção de vilosidade coriônica ou do líquido amniótico).”



6. Em que período da gestação o ultrassom é mais importante?

Dr. Victor Bunduki – “Todos são igualmente importantes. O primeiro exame é muito útil para confirmar a gestação, identificar o local da implantação e determinar a idade gestacional. O segundo, também chamado de morfologia do primeiro trimestre, mede a translucência nucal, conforme mencionado. O terceiro exame morfológico confirma a idade gestacional, avalia o crescimento e, principalmente, a morfologia fetal. Já o quarto tem o objetivo de avaliar o crescimento, a quantidade de líquido e a placenta – além de revisar a morfologia. Isso tudo pode ser realizado também no segundo trimestre, mas existem patologias típicas do terceiro trimestre que podem levar a alterações de líquido e da placenta. Daí a importância de realizar um ultrassom nessa fase da gravidez.”



7. Que doenças podem ser identificadas durante o ultrassom gestacional?

Dr. Victor Bunduki – “São inúmeros tipos de malformações estruturais que podem ser detectados pelo ultrassom. Entre os mais recorrentes estão a hidrocefalia – que é o acúmulo de fluido cerebroespinhal nas cavidades ventriculares do cérebro – e outros distúrbios do sistema nervoso central, além de alguns tipos de malformações cardíacas, entre outras.”



8. Em que casos o obstetra costuma solicitar exames mais sofisticados de ultrassom, como Doppler, 3D e 4D?

Dr. Victor Bunduki – “O ultrassom com doppler é indicado para avaliar a circulação da mãe para o bebê e para checar o fluxo nos vasos internos do bebê. É importante nos casos de diabetes, hipertensão e retardo de crescimento fetal, por exemplo. Já o ultrassom 3D nos permite enxergar as estruturas fetais em três dimensões, melhorando muito a visão da anatomia de superfície, principalmente do rostinho do bebê. Também é muito útil como complemento do ultrassom convencional em caso de diagnóstico de malformações. No 4D, além das imagens bastante reais, também é possível acompanhar os movimentos do bebê.”



9. É possível que o ultrassom cometa erros, indicando problemas inexistentes?

Dr. Victor Bunduki – “Por mais que uma tecnologia ofereça recursos de ponta, o exame depende de um operador passível de cometer falhas. Por isso, além de se recomendar que uma malformação, por exemplo, seja confirmada através de um novo exame, é importante que a gestante realize seus exames em clínicas com boa reputação, principalmente que tenham profissionais especializados em medicina fetal.”



10. Mesmo que todos os exames solicitados estejam aparentemente normais, é possível que uma criança nasça com alguma malformação?

Dr. Victor Bunduki – “É possível, já que a sensibilidade ou taxa de detecção do ultrassom gira em torno de 90% na identificação de malformações estruturais. Sendo assim – e por existirem malformações muito discretas, de difícil identificação – o exame tem suas limitações. Por isso, há casos em que há indicação de um acompanhamento rigoroso, com a realização de exames complementares.”



11. Há casos em que o ultrassom identifica a necessidade de intervenções na hora do nascimento do bebê?

Dr. Victor Bunduki – “Sim, especialmente as cardiopatias e doenças do tórax. Há intervenções que podem ocorrer inclusive no ambiente intrauterino, como transfusões de sangue, derivações (ventriculares, renais), punções de líquido amniótico com finalidade terapêutica, entre outros. Fetos portadores de malformações cardíacas graves devem nascer em um centro de referência provido de UTI neonatal, cardiologistas pediátricos e cirurgiões cardíacos, prontos para atender o recém-nascido cardiopata, dado que desse atendimento depende a sua sobrevida.”



12. Como deve ser a preparação da gestante para o exame de ultrassom?

Dr. Victor Bunduki – “Nos três primeiros meses é necessário que a gestante beba bastante água antes de se submeter ao exame. Pelo menos, entre quatro e cinco copos. Depois da 12ª semana, entretanto, isso não é mais necessário. Vale ressaltar que, ao contrário do ultrassom suprapúbico, o transvaginal é realizado com a bexiga vazia. O gel utilizado durante o exame é o meio ideal para a transmissão das ondas sonoras através da pele e facilitar o deslizamento do equipamento.”



13. A partir de quando é possível saber o sexo do bebê?

Dr. Victor Bunduki – “Apesar de o sexo ser definido no momento da concepção, o órgão genital se desenvolve entre nove e doze semanas de gravidez. Portanto, entre a 14ª e a 16ª semana, dependendo da posição do bebê, é possível identificar o sexo da criança. Quando a criança está sentada sobre as perninhas ou quando está de pernas cruzadas, é mais difícil a visualização de sua genitália – obrigando os pais a terem um pouco mais de paciência para obter essa informação.”


Fonte: Dr. Victor Bunduki, médico obstetra, professor associado da Faculdade de Medicina da USP, e especialista em medicina fetal e ultrassonografia do CDB Premium, em São Paulo – www.cdb.com.br

Mel Lisboa está grávida de dois meses

Tiago Archanjo/AgNews

A atriz Mel Lisboa vai aumentar a família: ela, que já é mãe de Bernardo, está grávida de dois meses


Mel Lisboa vai aumentar a família. Segundo o jornal carioca O Dia desta quarta-feira (23), a atriz está grávida de dois meses de seu segundo filho, fruto de seu casamento com o músico Felipe Roseno.

O primogênito dela, Bernardo, comemora três anos no mês que vem.

Em julho deste ano, Mel já havia declarado o desejo de ser mãe novamente.

Às amigas, ela comentou que não tem preferência em relação ao sexo do bebê, programado para vir ao mundo no fim de junho de 2012.

A atriz está em cartaz em São Paulo com a peça de teatro Cine Camaleão - A Boca do Lixo, em São Paulo.

O mais recente trabalho de Mel Lisboa na TV foi na minissérie Sansão e Dalila, que foi exibida no começo do ano pela Record.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Moda Gestante 2012- Videos e fotos para você conhecer as tendências

A maioria das mulheres sonha em ser tornar mãe, e quando chega o momento tão esperado da gravidez, elas têm que ficar ainda mais bonitas. Pois mesmo que o corpo mude um pouco, não quer dizer que você não tenha que se cuidar, e como as mulheres são sempre vaidosas, mesmo nessa fase elas se preocupam com as novas tendências da moda. Assim estão constantemente atentas às novidades que surgem como passar das estações.
Vestidos Moda Gestante 2012
E para o ano de 2012 a moda para gestantes está chegando com belíssimos modelos que valorizam o corpo das futuras mamães, tentando trazer peças que podem ser usadas após a gravidez. As novas tendências acompanham a moda feminina verão 2012, mas em modelos perfeitos para esse momento tão importante, dando beleza e delicadeza às mulheres. 







As peças produzidas para a moda gestantes 2012 não pensa só na aparência da mulher grávida, mas também no conforto da mãe e a segurança do bebê. Os modelos são bem variados, para todas as ocasiões, as estampas e recortes são bem alegres e funcionais, como listras, florais, xadrez e estampas abstratas.




As cores que estarão em alta em 2012 são os tons de terra, que você poderá encontrar em diversos modelos como blusas, e terão vários modelos disponíveis para as futuras mamães como vestidos com marcação abaixo do busto ou na cintura, leggings, que estão super em alta, pois parecem calça jeans e se ajusta bem ao corpo, trajes com babados, deixando as mulheres ainda mais delicadas, tecidos delicados, cachecóis, lenços, roupas para passeio, para trabalho, vestidos de festa, em fim roupas para todas as ocasiões, deixando as mulheres mais bonitas e modernas, deixando as mulheres mais bonitas e modernas, vestidos de festa, enfim roupas para todas as ocasiões e ainda deixando as futuras mamães totalmente confortáveis.

A nova moda gestante 2012 ainda tem a preocupação de fazer roupas com tecidos confortáveis e ajustados para deixar a nova barriguinha bem à vontade. As calças jeans como nunca saem de moda, não poderia ser diferente na moda gestante, sendo que elas vêm com cintura em elástico para proteger a barriga e também não deixar a calça cair.

Os macacões e vestidos são os preferidos das grávidas e estão sempre na moda, podendo ser usado tanto no inverno com modelos longos quanto no verão, em modelos feitos com tecidos mais leves. São roupas muito bonitas que te deixarão ainda mais bonita, fazendo com que você curta essa fase tão especial da melhor maneira possível, se sentindo bem consigo mesma e muito confortável. 


Se você se interessou por esses lindos modelos, então fique de olho nas lojas, pois as peças já estão enfeitando as vitrines do país. Aproveite e também confira as fotos das roupas na internet, assim você poderá ver o modelo que mais combina com você.

domingo, 20 de novembro de 2011

Grávida na vida real Grazi Massafera viverá-mãe na ficção

Em 'Aquele Beijo', Lucena vai descobrir que está grávida após passar a noite com Vicente (Ricardo Pereira); na vida real, intérprete da personagem, a bela atriz Grazi Massafera, espera seu primogênito com Cauã Reymond

'Aquele Beijo': Lucena descobre que está grávida


À espera de seu primogênito, fruto de sua relação com o ator Cauã Reymond (31), a bela Grazi Massafera (29) também vai viver o sonho da maternidade na ficção.

Em Aquele Beijo, folhetim das 19 horas da Rede Globo assassinado por Miguel Falabella (55), sua personagem Lucena descobrirá que está grávida após passar a noite com seu affaire Vicente (Ricardo Pereira, 32).

A moça, que vive uma ótima fase após ser contratada como modelo da grife Comprare, receberá uma surpresa do destino. Em um jantar na companhia de Sebastião (Raoni Carneiro, 29), ela sentirá enjoos que não cessam nunca. “Você tem que ver isso. Ontem você também me disse que estava enjoada”, recorda o rapaz. “Eu vou à farmácia, vou comprar um antiácido”, despista Lucena que acaba levando um teste de gravidez para casa.

"Não!", lamenta a moça ao ver o resultado positivo em seu teste caseiro. Abalada com a possibilidade de arriscar sua nova carreira de modelo, Lucena ainda terá que descobrir quem é o pai de seu bebê. Seu novo amor Vicente ou seu ex-namorado Juan (Manolo Cardona). Algum palpite?

Namorada de Enrique Iglesias pode estar grávida


Enrique Iglesias e Anna Kournikova (Getty Images
Enrique Iglesias e Anna Kournikova

Dessa vez ficará difícil para Enrique Iglesias e sua namorada de longa data, Anna Kournikova, desmentirem que, em breve, serão papais! Os paparazzi de plantão flagraram Enrique fazendo carinho e dando beijinhos na barriga de Anna durante um recente passeio de barco por Miami. 

A tenista, que sempre exibiu um corpinho exemplar, aparece nas imagens com um biquini branco e uma pequena barriguinha saliente. Em janeiro deste ano, o site X17Online chegou a divulgar que a atleta russa esperava seu primeiro filho do cantor espanhol. No entanto, no mês de fevereiro, Anna desmentiu os boatos.

E agora? O que o casal falará à imprensa?

Como aumentar a produção de leite materno


Antes de conversarmos sobre as dicas para aumentar a produção de leite, toda a mamãe precisa saber da fisiologia da lactação, ou seja, como se dá a produção e manutenção do leite materno. 

Durante a gestação as mamas já começam a ser preparadas para a produção de leite, através da ação dos hormônios progesterona e estrogênio as mamas ficam maiores, mais sensíveis e têm seus vasos sanguíneos dilatados.

Após o nascimento do bebê, a produção e ejeção de leite materno são mediadas pelos hormônios prolactina e ocitocina, respectivamente. Nos primeiros dias após o parto, esses hormônios estão em alta concentração no sangue mesmo sem o bebê sugar o seio. É claro que se o bebê mamar adequadamente ao seio desde a primeira hora após o nascimento, a produção e a descida do leite será muito mais rápida.

Passando os primeiros dias, se o bebê não estiver sugando ao seio ou não sugar adequadamente, a produção de leite materno vai diminuir muito, pois o que faz a mãe produzir leite neste período é o estímulo que o bebê faz, ou seja, a sucção do bebê estimula a produção de leite materno.

É importante salientar que nenhuma dica funciona sozinha, todas devem acontecer ao mesmo tempo!

Então, aí vai a primeira dica:
Quanto mais o bebê mama, mais leite a mamãe produz. A mãe deve deixar o bebê mamar, no mínimo, 8 vezes dentro de 24 horas. Alguns bebês mamam de 3 em 3 horas, outros de 2 em 2 horas, isso vai depender de cada bebê. O importante é dar de mamar várias vezes ao dia e não limitar o tempo das mamadas, deixando que o bebê mame em um seio de cada vez, até esvaziar bem a mama, para que ele receba o leite do final da mamada, que é rico em gordura e faz o bebê ganhar peso. Nunca se deve deixar o bebê dormindo mais do que 4 horas, ele deve ser acordado para mamar, principalmente os bebês mais novinhos, dormem muito.

Se o bebê não estiver mamando adequadamente ou alguma dificuldade estiver acontecendo com a amamentação, a mamãe deve solicitar ajuda de um profissional capacitado em aleitamento materno (consultora em amamentação), para que o problema seja solucionado.

Segunda dica, não menos importante que a primeira:
A mãe deve estar muito tranqüila para produzir leite em quantidade suficiente. Por que a ocitocina, hormônio que provoca a contração das células musculares no interior da mama, é produzida na glândula hipófise posterior. Ela está localizada numa área do cérebro conhecida como hipotálamo, que também regula as emoções. Ou seja, se a mãe não estiver bem emocionalmente, a produção de ocitocina será inibida. Qualquer estresse por parte da mãe, cansaço, dormir pouco, preocupações, interferem negativamente na produção e ejeção do leite. E isso é cientificamente comprovado! A mãe começa a produzir o leite materno pela cabeça! Uma mãe livre de estresse, que descansa bem, normalmente é uma mãe que produz bastante leite. Durante a amamentação, a mãe deve escolher um lugar tranqüilo e fazer alguma coisa que a deixe calma, como olhar televisão ou escutar música. O apoio do pai ou de pessoas amigas também é super importante para deixar a mamãe segura e calma para amamentar.

Terceira dica:
Alimentar-se bem e ingerir muitos líquidos. Uma alimentação saudável e em horários regulares assim como a ingestão de mais de dois litros de líquidos por dia faz com que a mãe produza bastante leite. A mãe precisa de bastante líquido pra produzir leite em quantidade suficiente ao seu bebê.

Quarta dica:
Faça massagens com movimentos circulares em todo o seio antes de amamentar, e utilize compressas quentes, pois faz com que aumente a circulação sanguínea nas mamas. Mas atenção para estas recomendações, isso só deve ser feito quando for constatado que realmente a produção de leite estiver reduzida, pois caso contrário, pode provocar um ingurgitamento mamário (leite empedrado). Procurar um profissional para auxiliar e indicar corretamente o tratamento é super importante para evitar problemas.

Quinta dica:
Alguns medicamentos fazem aumentar a produção de leite materno, associados às demais recomendações. Eles devem ser prescritos exclusivamente pelo médico, nunca se deve ingerir medicamentos por conta própria, pois as substâncias contidas nos medicamentos são passadas para o leite materno e podem ser prejudiciais ao bebê.

Sexta dica:
Mesmo se todas essas dicas não funcionarem, ainda pode ser feita a técnica da relactação. Consiste em utilizar uma sonda conectada a um recipiente contendo leite. Uma das extremidades da sonda é colada no seio da mãe, o bebê suga o seio juntamente com a sonda, assim ele estimula a produção de leite materno. Essa técnica é também utilizada para as mães adotivas que desejam amamentar.

Manter-se confiante e segura é a melhor receita para as mamães que querem amamentar, além disso, procurar ajuda de um profissional especializado é muito importante para o sucesso da amamentação!

Nutricionista Rosane Baldissera
Consultora em Amamentação – Porto Alegre/RS
Fones: (51) 95329195 ou 91684658

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...