sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dez dicas de alimentação para grávidas

Simone Magalhães - O Globo Online
Limões. Foto de Simone Marinho
1 - Sabe o que ajuda quando você está enjoada? Experimente um picolé de limão, uma limonada ou mesmo água gelada com algumas gotas de limão. Isso mesmo: são gelados e têm sabor cítrico, ótimos nesses casos. Por falar em limão, ele é excelente para temperar uma salada de folhas verdes cruas - que, além de ter vitamina C, é uma refeição de mais fácil digestão, menos enjoativa. Quando se ausentar de casa por períodos mais prolongados, carregue biscoitos de água e sal, uma fruta (maçã ou pêra, por exemplo) ou barrinhas de cereais (de preferência com sabor de frutas). Evite excesso de bebidas cafeinadas e doces. Não tome bebida alcoólica. Dê preferência a alimentos mais naturais como frutas, legumes e verduras, no lugar de produtos industrializados contendo corantes e conservantes. Evite adoçantes artificiais. Prefira temperos naturais (cebola, salsa, ervas finas).

2 - Passe longe das gorduras, frituras, embutidos e enlatados. Prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos. Prepare os alimentos com o mínimo de óleo vegetal (soja, milho, açafrão, girassol), nunca com gordura sólida (manteiga, margarina, banha).

3 - Reduza a quantidade de sal na hora do cozimento dos alimentos e dê um tempo no petiscos (azeitonas, biscoitinhos salgados, frios em geral). Sal em excesso pode provocar inchaço e hipertensão (pressão alta), entre outros problemas.

4 - As carnes em geral (boi, aves, peixes) são itens importantes no seu cardápio por conterem ferro. A absorção desse mineral obtido de uma fonte animal é mais eficiente do que o extraído dos vegetais. Dê preferência às carnes magras (como patinho e alcatra, peito de frango e peixes sem pele, por exemplo) grelhadas, assadas ou cozidas.

5 - Nada de pressa: a comida, colocada na boca em pequenas quantidades, deve ser bem mastigada.

6 - Água e suco à vontade. De preferência, entre as refeições, e não durante.

7 - Leite e derivados são ótimos por causa da quantidade de cálcio que possuem. O ideal é ingerir 1.200 mg de cálcio por dia. Para você ter uma idéia: 200ml de leite de vaca integral tem 240 mg, 100g de queijo branco contêm, aproximadamente, 700mg e 200ml de iogurte natural fornecem cerca de 300 mg de cálcio.
Foto de William de Moura

8 - Prisão de ventre é comum entre as grávidas. Para melhorar o funcionamento do intestino, você pode consumir, por exemplo, cereais integrais, aveia, verduras cruas, mamão, bagaços de laranja, ameixas pretas secas (podem ser colocadas na geladeira, em um vidro com água filtrada, que deve ser bebida todos os dias pela manhã).

9 - A ingestão de grãos (feijão, lentilha, grão de bico e ervilhas) é importante na gestação. É preferível consumi-los no almoço, para facilitar a digestão.

10 - Dê preferência aos cereais integrais, como o arroz. Os cereais (arroz, trigo, aveia, centeio, milho), tubérculos (batatas) e raízes (aipim, inhame, cará) são poderosas fontes de energia. Os cereais integrais, além de energia, são ricos em minerais e vitaminas B1, B2 e E.

Como livrar meu filho das cólicas?


As mamães ficam desesperadas quando seus bebês choram compulsivamente e não há nada que os faça acalmar. Não é fome, pois ele mamou quase agora e não aceita o peito, nem fralda suja, já que acabou de tomar banho. Mamãe, isso pode ser cólica, algo normal e esperado.


As cólicas são comuns em bebês desde o nascimento, principalmente depois dos 15 dias, seguindo até os três meses de vida, normalmente ocorrem no mesmo horário. Raramente acontece em bebês com mais de seis meses de idade.


É uma sensação nova para o bebê e dói muito. O choro de cólica é estridente. Observe as seguintes características: o bebê fica inquieto, com rosto vermelho, fazendo caretas, se contorce e encolhe as perninhas até a barriguinha.
A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.


Causas - Outro motivo seria que agora o intestino está recebendo alimento e a digestão acelera seu funcionamento, provocando as cólicas. O movimento do intestino também precisa de um tempo para amadurecer e se coordenar.


O intestino do bebê é preparado para receber só o leite materno até os seis meses de vida. Esse leite pode acarretar em cólicas porque faz o intestino do bebê funcionar para digeri-lo.


Se o bebê receber outro tipo de alimentação nesse período, as cólicas podem ser piores, pois a digestão é mais difícil e requer maior trabalho do intestino. A fermentação do leite e de outros alimentos causa gases e é outro fator de cólicas.


A tensão ou o estresse do ambiente pode deixar o bebê tenso e agitado, acentuando a cólica. Pode verificar que as cólicas geralmente ocorrem ao fim do dia quando todos estão mais cansados. Se a mamãe fica nervosa, o bebê sente essa ansiedade e insegurança, por isso a mamãe tem que tentar ficar o mais tranqüila possível e passar segurança para o seu bebê com muito amor e carinho.


Recadinhos importantes - O bebê pode engolir ar quando amamenta ou se alimenta. Engolir ar aumenta as dores por gases. Uma dor por gases pode ser a pior dor que seu pequeno já sentiu, por isso o choro que não cessa por nada. É importante colocar o bebê bem inclinado para se alimentar, arrotar após as mamadas e colocá-lo para dormir de lado.
Além da posição para alimentação e colocar o bebê para arrotar, há outras maneiras de prevenir a cólica. Fazer compressas mornas na barriga do bebê como colocar uma fralda aquecida ou bolsa com água morna (verifique a temperatura para não causar queimaduras), fazer ginástica com as perninhas do bebê como se ele estivesse "pedalando" e massagear a barriga do bebê com as mãos aquecidas com movimentos circulares durante 2 minutos, todos de 4 a 5 vezes por dia ajudam o bebê a não ter cólicas ou aliviar a dor na hora das crises.


Para evitar o estresse, procure manter o ambiente calmo e quieto enquanto alimenta o bebê ou nos horários mais freqüentes da cólica e descubra formas de confortá-lo, cada bebê se sente seguro e amado do seu jeito.


Não é cientificamente provado que a alimentação da mamãe pode dar cólica no bebê que amamenta. Mas há muitos relatos de mães sobre isso. Fique atenta se perceber que quando come algum tipo de alimento seu bebê tem cólica. Evite esse alimento pelo menos até os três meses de vida do seu bebê. Os agressores mais comuns são laticínios, chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas e sucos cítricos e alimentos condimentados.


Na hora da crise o calor ajuda na liberação dos gases que provocam a cólica. Colocar o bebê barriga com barriga com você com as perninhas encolhidas, de barriga no seu antebraço, uma bolsa térmica com água morna na barriga do pequeno ou massagear a barriguinha ajudam na eliminação da dor.


Como os homens têm a temperatura do corpo um pouco mais elevada que as mulheres pode ser que as cólicas se resolvam mais rápido quando o bebê é colocado na barriga ou no antebraço do papai ou quando é o papai que faz as massagens.


Nada de chá - Não faça uso de chás para resolver o problema. O chá pode provocar ainda mais cólica já que o intestino do bebê ainda está imaturo. Ou o chá simplesmente por ter um efeito calmante faz seu bebê dormir, mas não resolve a cólica. Só use remédios com prescrição médica.


Bruno Rodrigues

Cuidado redobrado com a pele do bebê


A pele do bebê é bem diferente da pele dos adultos. Ela é mais fina - cerca de metade da espessura da pele de um adulto -, tem menos pelos, as glândulas que produzem o suor ainda são imaturas e as células que produzem a coloração da pele estão em menor atividade.

Por tudo isso, a pele da criança é muito sensível ao calor e a luz do sol, precisando ser constantemente protegida. É muito comum o aparecimento de brotoejas (entupimento das glândulas sudoríparas) principalmente no calor. Com o suor obstruído em função da brotoeja, cria-se uma inflamação, causando irritação na pele.

O bebê também tem uma maior dificuldade em manter a temperatura do corpo, sua pele fina e sensível não lida bem com o frio e calor, já que sua camada de gordura localizada sob a pele é pouca e não faz um bom isolamento térmico. Em temperaturas mais amenas o ideal é agasalhar bem os bebês e no calor sempre estar de olho para que as brotoejas não apareçam.

E por ser muito fina, a pele da criança absorve muitas substâncias, sejam substâncias tóxicas ou não. Deve-se tomar muito cuidado com o que passar na pele desses pequenos, pois podem desenvolver bolhas ou feridas ao serem expostas ao calor, irritantes químicos, traumatismo ou doenças inflamatórias.

Sabonetes específicos, por favor, mamãe - A pele dos adultos produz um óleo para lubrificar e agir contra as bactérias. A pele do bebê não produz óleo de maneira suficiente, então banhos em excesso principalmente com sabonetes fortes é prejudicial, pois pode ocasionar irritação e diminuir a proteção contra as bactérias.

O banho deve ser rápido e com sabonete de PH neutro, preferencialmente no umbigo, pescoço, axilas e área das fraldas, regiões onde as bactérias se proliferam mais facilmente.

Outra preocupação que deve ser constante desde cedo é com o câncer de pele. Crianças de até seis meses de idade não podem usar os protetores solares devido à ação tóxica desses produtos que podem provocar alergias. Nesse caso, o uso de bonés, roupas, guarda-sol e a não exposição da criança, de qualquer idade, ao sol das dez da manhã as quatro da tarde são essenciais para a proteção e prevenção de doenças de pele dos bebês.

Assaduras são até comuns em crianças, mas não devem ser consideradas normais. A assadura se deve ao contato da pele do bebê com a urina, principalmente em lugares abafados e com dobras. As mamães devem redobrar a higiene do bebê, secá-los muito bem e utilizar somente produtos orientados pelo pediatra da criança.

Outra alteração de pele que atinge de 30 a 50% dos recém-nascidos é uma mancha vermelha que aparece geralmente na testa, pálpebras, lábio superior, entre as sobrancelhas ou nuca, conhecida popularmente como "Bicada da Cegonha". Esta lesão normalmente desaparece sozinha à medida que a criança cresce.

Qualquer que seja a reação na pele que o seu filho apresente, leve-o sempre ao médico para receber as orientações devidas. Qualquer produto, caseiro ou não, pode piorar a lesão que o bebê apresenta na pele.

Dicas
Evite o excesso de sol em horários de “pico”, das 9 às 16 horas, lugares muito quentes e ambientes fechados para que o seu bebê não tenha problemas de brotoejas.

Ensine a sua criança e crie o hábito desde pequena para que use o filtro solar, roupas, chapéus, óculos e evite exposição ao sol do meio dia.

Não se desespere se seu bebê nascer com alguma marca de nascença. Procure o pediatra e tire suas dúvidas. A grande maioria das manchas é benigna.

Bruno Rodrigues

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pijamas Para Gestantes – Modelos e Fotos

O período de gestação exige muitas mudanças na vida de uma mulher a maior delas e com relação à vestimenta afinal coma mudança brusca de peso é comum que muitas futuras mamães se percam na escolha da roupa apropriada, sendo assim indicamos as gestantes que cada uma busque o conforto acima da beleza, mas nem sempre isso é possível por isso viemos dar algumas dicas á respeito.
A moda muda dia após dia, no entanto sabemos bem que de fato é inestimável estarmos por dentro dessas tendências, mas nem sempre é fácil quando se está alguns quilos acima do peso ideal. Sendo assim indicamos as mulheres que estão passando Poe esta fase entenderem que nesse período você também pode ficar por dentro da moda mesmo estando acima do peso, afinal hoje em dia temos grandes looks destinados á vocês gestante vejam as fotos e sigam o exemplo.
O verão pede roupas claras e acima de tudo confortáveis, durante a gestação é iminente que essas regras sejam seguidas á risca pois nesse período mais do que nunca é necessário estar por dentro das dicas de conforto dos modelos para gestante. O verão 2012 promete lançar modelos incríveis ás gestante como vemos nas imagens que seguem junto ao artigo. São diversos os estilos destinados aos diversos locais como trabalho, dia a dia, tempos mais quentes ou mais frios.
Sabemos que não é tão simples conseguir se sentir á vontade durante este período mais concluímos que isso é de fato necessário, afinal quando a mãe esta desconfortável ela passa ao bebe uma sensação ruim além dela mesmo não estar bem. Por isso buscar por roupas largas como batas ou blusas destinadas ás gestante é de fato muito importante, não se esqueça de que após o parto essas roupas ainda servirão por um bom tempo, mas que depois você as perderá caso volte ao seu peso normal.
Indicamos sempre que sejam adquiridos os modelos conforme existe a necessidade, pois mesmo que você não volte ao seu peso são modelos destinados as grávidas que você pouco utilizará. Confira nas imagens os principais modelos de roupas e tendências para o verão 2012 vejam modelos casuais, dia a dia e para o trabalho, depois disso pesquise e já comece a pensar na possibilidade de adquiri-las.


Moda gestante verão 2012

O período de gestação exige muitas mudanças na vida de uma mulher a maior delas e com relação à vestimenta afinal coma mudança brusca de peso é comum que muitas futuras mamães se percam na escolha da roupa apropriada, sendo assim indicamos as gestantes que cada uma busque o conforto acima da beleza, mas nem sempre isso é possível por isso viemos dar algumas dicas á respeito.
A moda muda dia após dia, no entanto sabemos bem que de fato é inestimável estarmos por dentro dessas tendências, mas nem sempre é fácil quando se está alguns quilos acima do peso ideal. Sendo assim indicamos as mulheres que estão passando Poe esta fase entenderem que nesse período você também pode ficar por dentro da moda mesmo estando acima do peso, afinal hoje em dia temos grandes looks destinados á vocês gestante vejam as fotos e sigam o exemplo.
O verão pede roupas claras e acima de tudo confortáveis, durante a gestação é iminente que essas regras sejam seguidas á risca pois nesse período mais do que nunca é necessário estar por dentro das dicas de conforto dos modelos para gestante. O verão 2012 promete lançar modelos incríveis ás gestante como vemos nas imagens que seguem junto ao artigo. São diversos os estilos destinados aos diversos locais como trabalho, dia a dia, tempos mais quentes ou mais frios.
Sabemos que não é tão simples conseguir se sentir á vontade durante este período mais concluímos que isso é de fato necessário, afinal quando a mãe esta desconfortável ela passa ao bebe uma sensação ruim além dela mesmo não estar bem. Por isso buscar por roupas largas como batas ou blusas destinadas ás gestante é de fato muito importante, não se esqueça de que após o parto essas roupas ainda servirão por um bom tempo, mas que depois você as perderá caso volte ao seu peso normal.
Indicamos sempre que sejam adquiridos os modelos conforme existe a necessidade, pois mesmo que você não volte ao seu peso são modelos destinados as grávidas que você pouco utilizará. Confira nas imagens os principais modelos de roupas e tendências para o verão 2012 vejam modelos casuais, dia a dia e para o trabalho, depois disso pesquise e já comece a pensar na possibilidade de adquiri-las.


Moda Gestante 2011 2012 – Roupas e Coleção 2011 2012


moda gestante 2011 roupas Moda Gestante 2011 2012   Roupas e Coleção 2011 2012
Coleção de Roupas da Moda Gestante 2011/2012  – Um momento tão especial na vida de uma mulher, o período de gestação requer que tudo esteja bem controlado, e às vezes a mãe acaba até ficando deprimida pelo fato de não poder comer algumas coisas ou até mesmo não poder usar algumas roupas, mas com tantos lançamentos no mundo da Moda até para as Gestantes acabou surgindo modelos bem diversificados.
A Moda Gestante 2011 e Moda Gestante 2012  promete oferecer várias opções de Roupas para as mamães, são para vários estilos e vários gostos diferentes, um mais bonito que o outro, tudo para oferecer mais alegria e uma Gestação mais tranqüila evitando problemas com o bebê.
moda gestante 2012 Moda Gestante 2011 2012   Roupas e Coleção 2011 2012
Para saber ainda mais sobre os modelos que serão lançados na Moda Gestante 2011/2012 basta acessar os sites de grifes, assim serão apresentados diversos modelos diferentes.
Lojas de Roupas da Moda Gestante 2011 e 2012
Zazou Moda Gestante Fashion
www.zazou.com.br
Maria Barriga Moda Grávida
www.mariabarriga.com.br
Megadose Moda Gestante
www.megadose.com.br
Bebê a Bordo Moda Gestante
www.bebeabordomodagestante.com.br
Mammy Gestante
www.mammygestante.com.br
Um a Nove – Roupas para Gestante
www.umanove.com.br

Moda Gestante - Coleção Verão 2011 Mood Fashion Maternity

Moda Gestante 2011 – Fotos e Dicas

Já é certo que a maioria das mulheres um dia serão mães, e é um dos sonhos mais queridos para as mulheres, é claro que umas são pegas de surpresa, e outras já planejam há muito tempo, mais o que não temos duvidas é que as barrigas aparecem umas mais do que as outras, mas é sempre certo, ai vem aquelas famosas duvidas sobre a roupa correta de ser usada para as mulheres grávidas.

Veja também – Vestido Curto para Gordinhas – Fotos

Todas as mulheres gestantes  precisam de cuidados especiais com sua saúde e seu corpo, pois irão carregar durante 9 meses um outro ser que depende delas para evoluir de uma forma saudáveis e nascer um bebê lindo e perfeito, a moda gestante não é apenas uma questão de beleza, mas de saúde e cuidados com seu bebê que está por vim.
É quase comum nós vermos jovens adolescentes mãe pela primeira vez, utilizando roupas apertadas, elas acabam prejudicando a circulação sanguínea do corpo que muitas vezes já é afetada pela própria gestação, e por isso estamos postando algumas fotos idéias  para as futuras mamães e ver que ela podem sim ficar lindas e maravilhosas com roupas apropriadas para uma gestação.
Confira mais informações através do site:





quarta-feira, 27 de julho de 2011

Como escolher o melhor bebê conforto

O bebê conforto é excelente para transportar o bebê com todo conforto, praticidade e segurança. Alguns pais resistem em comprar o bebê conforto por acharem o período de uso curto, geralmente para bebês de até 1 ano. Mas a utilidade durante este período justifica a compra. É ótimo para ser usado em casa, para levar o bebê para passear ou para transportar o bebê com segurança no automóvel.

O bebê conforto quando utilizado como cadeirinha de carro, proporciona mais segurança ao bebê do que no colo dos papais, pois sua estrutura é preparada contra colisão, além dos cintos de segurança serem exclusivos para o bebê.

O seu uso é recomendado a partir da saída da maternidade. Neste caso se a cadeira ainda for grande para o bebê RN, use rolinhos de toalha de algodão para dar sustentação ao corpo e cabeça do bebê.

O melhor bebê conforto ou bebê descanso é aquele que envolve, protege e acompanha o crescimento do bebê. Para o bebê conforto ser considerado acolhedor e prático é necessário possuir as seguintes características:

- Alças para facilitar o transporte;
- Cinto de segurança de 3 pontos ou mais, com protetores;
- Capacidade de 0 a 10kgs ou 0 a 13kgs;
- Utilizável para bebê conforto e cadeira para automóvel;
- Apoio de cabeça removível;
- Certificado do INMETRO;

O bebê conforto quando utilizado como cadeirinha para automóvel deve ser usado na posição voltada para trás, ou seja, o bebê fica virado para a traseira do veículo. O cinto de segurança veicular deve ser de três pontos. Não deve ser utilizado em cinto de segurança apenas abdominal e em assentos equipados com Air-Bag.

Só compre um bebê conforto usado se souber da origem, pois é necessário saber o esforço que o produto se submeteu anteriormente.

Marcas Bebê Conforto: Galzerano; Chicco; Infanti; Hércules; Burigotto; Peg-Pérego; Hecar; Baby 2000.

domingo, 24 de julho de 2011

Alimentação inadequada para bebês já é problema

Nem os bebês mais pequeninos estão livres da má alimentação e suas consequências. É isso mesmo! Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) concluiu que a maioria das mamães e famílias não sabe alimentar adequadamente os bebês.

Começando pelo Aleitamento Materno Exclusivo, que deve ser realizado até os seis meses de vida para que a criança receba todos os nutrientes e anticorpos necessários. Não é o que acontece. A idade média de introdução de outro tipo de alimento é três meses. Temos que lembrar que cada mamãe produz o leite mais adequado para o seu filho e o ferro é um dos nutrientes em que se verifica muita carência nas crianças, sendo encontrado em grande quantidade no leite materno.

Deixando de oferecer o leite materno, as mamães introduzem, na sua maioria, leite de vaca ou fórmulas artificiais. Aqui entram alguns problemas. O leite de vaca não é recomendado para crianças menores de 12 meses pelo alto risco de alergia e por não proporcionar os nutrientes essenciais que o bebê precisa. E não esquecendo que junto com o leite de vaca há o acréscimo de achocolatados, açúcar e cereais que também podem gerar alergias, falta de nutrientes e sobrepeso, se não, a obesidade, apesar de tão pequenos.

Mesmo adequadas para a faixa etária, as fórmulas artificiais podem ser um risco ao bebê. Isso porque apenas 23% das mamães, em média, fazem a diluição correta, preparando-as de forma inadequada. Ou seja: erra na mão. Assim há o risco de diarréia, desidratação e falta de nutrientes.

O pior está nas famílias que não dão importância à alimentação dos adultos e ignoram os prejuízos que certos alimentos podem oferecer aos bebês. Muitos pais oferecem doces, bolachas recheadas e refrigerantes desde alguns meses.

Cuidado com a papinha - O exagero no uso de papinhas industrializadas também é ruim. As papinhas são recomendadas para aqueles dias mais complicados, como viagens e passeios.

Esses alimentos apresentam sal, gorduras e açúcares em excesso. Comendo isso, a criança deixa de comer ou come em pouca quantidade as frutas e verduras ideais para o pleno desenvolvimento físico e intelectual dos bebês.

A desculpa para tudo isso é a vida corrida, de não ter tempo de preparar a papinha em casa ou até de não gostar de cozinhar. Será que a saúde do seu filho pode terminar por esse motivo, falta de tempo? A consequência de uma má alimentação desde cedo pode interferir pela vida toda desse serzinho que acabou de conhecer o mundo e depende de outra pessoa para sobreviver.

Obesidade, gordura no organismo, diabetes, pressão alta, colesterol alto e anemia que antes eram doenças de adulto aparecem hoje cada vez mais cedo e não são doenças fáceis de tratar, ainda mais que essas crianças têm maus hábitos alimentares desde que nasceram e fica mais complicado de mudar. E não é só fisicamente o prejuízo. Falta de nutrientes levam a déficit intelectual, dificultando o aprendizado.

Pense muito antes de dizer que não tem tempo. Tentar reverter essa mudança de hábito depois que as doenças estão instaladas é muito mais difícil. Hábito alimentar saudável se faz desde o nascimento.


Bruno Rodrigues

As mudanças no vínculo mamãe e bebê

Os nove meses de gestação se passaram, o parto já aconteceu e um novo membro está presente na família. Os primeiros meses transcorrem com cada dia sendo uma nova descoberta, principalmente na relação entre a mamãe e seu bebê.

Com o passar dos meses cria-se um vínculo emocional, e a criança percebe sua mãe fazendo parte dela, como se a figura materna fosse sua continuidade. Podemos dizer que ambas constituem uma só unidade.

Estudos mostram que no intermédio do primeiro e o quinto mês de idade, a relação apresenta-se através da simbiose, ou seja, destacando o desenvolvimento emocional, em que a criança está unida à mãe em uma matriz única e indistinta - uma completando a outra: suprema perfeição. A mãe reconhece à distância o choro de seu bebê, seja este de fome, frio, ou necessidade de trocar a fralda. Ao passo que o bebê reconhece todas as características de sua mãe.

Por volta dos cinco meses, tem início um processo pelo qual a criança começa a perceber, não só o mundo que a rodeia, mas também as pessoas e seus próprios limites corporais. Como exemplo, que mãe já não sorriu ao ver o esforço de seu bebê, tentando alcançar o pezinho, ou explorando os brinquedos em volta do berço? Ele está estreitando contato com o meio ambiente. Toda e qualquer mudança faz parte do desenvolvimento. Por essa razão, foi necessário percorrermos juntos a retrospectiva acima, para alcançarmos a fase em que ocorre o processo de separação e individuação. Essa fase é marcada por uma extrema angústia de separação, na qual a criança passa a fim de obter sua identidade.

Aos oito meses, os bebês começam a engatinhar adquirindo progressivamente as habilidades necessárias para separar-se fisicamente de sua mãe. Mas emocionalmente, a angústia aumenta provocando algumas reações no bebê, que podem percorrer desde a falta de apetite até a dificuldade em dormir.

Esses obstáculos que o bebê apresenta ao sentir-se sozinho mesmo que sua mãe esteja por perto, recebe como explicação, que este ainda não conseguiu reter a imagem da figura materna internamente, ocasionando angústia ao perceber que esta se afastou. Pois nessa fase, o que sai do campo de visão da criança é entendido como tendo desaparecido.

A brincadeira de achar e esconder, utilizando uma fralda, serve de exemplo. Ao cobrir o rosto do bebê, seu campo de visão fica limitado, e este acredita que a pessoa que está brincando com ele, sumiu. Porém, ao retirarmos a fralda, como num passe de mágica, a pessoa volta a existir e ele sorri.

Com a maturação, o bebê obtém a constância objetal emocional, e assim pode recorrer a imagem gravada internamente de sua mãe. Um recurso muito utilizado é eleger um objeto que represente o elo da relação mamãe e bebê, com o objetivo de proporcionar à criança o sentimento de segurança., mesmo estando longe da mãe.

Por fim, este artigo percorreu algumas fases, tentando ilustrar passagens que deixam sem respostas algumas mães. Se pensarmos que no início, o bebê imaginava-se uno com sua genitora e depois percebe-se sendo alguém diferente dela. A angústia provocada por essa sensação emite sintomas. E é normal a manha, o entristecer, a agitação ou a falta de apetite e dificuldade para dormir, fatores que trazem tanta preocupação aos pais.

E ninguém melhor do que você mamãe, para saber o que seu bebê necessita nas horas de sono, alimentação, higiene, lazer entre outras coisas.

Luciana Lopez Fescher

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...