sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Grávida no volante

Há quem ache que a grávida tem que ficar em casa, sem fazer esforço e evitando grandes tumultos. Claro que em gestações de risco esses cuidados são fundamentais, mas a gravidez não é sinônimo de invalidez. As futuras mamães podem trabalhar, se exercitar e também dirigir. Mas antes de pegar o carro e sair por aí, observe alguns cuidados ao volante: cinto de segurança, espaçamento da poltrona, velocidade máxima permitida. A não observação dessas dicas pode ser perigosa. Partos prematuros, lesões, hemorragias e até mesmo a perda do bebê podem ser consequência de uma direção nada prudente. Fique atenta!

"O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe a grávida de dirigir, entretanto ela precisa entender que há riscos. Sobretudo no primeiro trimestre de gravidez, quando os enjôos e as tonturas são muito frequentes. Mas com a vida corrida, a responsabilidade de pegar os filhos na escola, dirigir pode ser uma necessidade", constata Flávio Emir Adura, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).


Pequenas freadas podem causar ruptura do útero, hemorragia e até parto prematuro

Quem pode dirigir

Até 1997, o Código de Trânsito Brasileiro impedia as mulheres grávidas de dirigir a partir do quinto mês de gestação. É que além do bebê estar mais agitado na barriga, podendo desviar a atenção da mãe, os reflexos da mulher durante a gravidez se tornam mais lentos e os riscos de acidente aumentam. Isso ficou no passado.

O atual código não faz nenhuma restrição, mas especialistas alertam: "Teoricamente as grávidas que não apresentam nenhum problema durante a gestação podem dirigir até o nono mês de gestação. No entanto, após o sétimo mês, a prática começa a ficar complicada já que a barriga está muito grande, a posição do cinto atrapalha e as pernas incham", afirma o ginecologista Márcio Coslovsky. Por isso, é altamente recomendável que a partir deste período os cuidados sejam redobrados.

Já no nono mês é necessário reavaliar se a direção é absolutamente necessária. "O risco é altíssimo!", alerta Flávio Emir Adura. Mulheres com aumento do útero por gravidez de gêmeos, com o fundo uterino acima do esperado, pressão alta, pés inchados, tomando remédios para enjôo e com sangramentos ou rutura da bolsa d'água não devem dirigir. Os medicamentos contra enjôo causam sonolência e o inchaço nos pés dificulta a movimentação dos pedais.


Recomendações

Colisões, freadas bruscas, buracos, derrapagens. As ruas e estradas oferecem dezenas de perigos e com as grávidas, os riscos são ainda maiores. "Quando a barriga fica muito próxima ao volante, qualquer colisão ou freada mais brusca pode fazer com que a barriga encoste nele e haja descolamento de placenta", exemplifica Márcio. E Flávio acrescenta: "Pequenas freadas podem causar ruptura do útero, hemorragia e até parto prematuro". Por isso, alguns cuidados são de extrema importância. A começar por ele - o cinto de segurança.

Muitas mulheres acreditam que a compressão do cinto sobre a barriga pode causar prejuízos para o bebê. "Mas se ruim com ele, pior sem ele", alerta Flávio. É o cinto que prende a mãe ao banco e evita que ela se choque contra o volante e o painel em caso de batidas - o que poderia provocar o aborto do bebê. E se for corretamente usado, não traz nenhum desconforto ou implicação para a gravidez. "A gestante deve usar o cinto de segurança de três pontas. Ele não pode estar frouxo: a faixa diagonal deve passar entre os seios sobre o ombro, e a faixa subabdominal deve ser ajustada bem abaixo do útero", ensina o presidente da Abramet.


A grávida não deve dirigir por longos períodos para evitar estresse, hipoglicemia, dificuldade de retorno venosos e inchaço nas pernas 
 



A posição da poltrona é outro quesito que deve ser bem observado. "A posição ideal é sempre aquela que é a mais confortável para mulher. No entanto, a lombar tem que ficar o mais reto possível, formando um ângulo de 90º com as coxas e bem afastada do volante para haver espaço suficiente para esticar as pernas", aconselha Márcio.


As almofadas entre as costas e o encosto não estão proibidas, mas jamais devem ser usadas como assento. "Em caso de acidente, a almofada pode deslocar, deslizando o corpo da mulher e ocasionando lesões graves", afirma Flávio. Quanto à posição do volante, ele deve estar o mais elevado possível - se houver regulagem da coluna de direção - em, pelo menos, 15 centímetros afastado do abdômen.


Até mesmo o tempo de direção deve ser contabilizado! "A grávida não deve dirigir por longos períodos para evitar estresse, hipoglicemia, dificuldade de retorno venosos e inchaço nas pernas", explica Flávio. O ideal é que a mulher não exceda o tempo de duas horas ao volante e dê algumas paradas no caminho para alongar os músculos do corpo. Se você não for dirigir, prefira viajar no banco traseiro, de preferência em posição central para evitar choques frontais e laterais. E quando os imprevistos aparecerem, como um pneu furado, mantenha a calma e peça ajuda. "Qualquer esforço a mais pode acarretar a perda do bebê" confirma o ginecologista Márcio Coslovsky.


De acordo com o presidente de Abramet, Flávio Emir Adura, o segredo de uma direção segura está em adotar um comportamento defensivo. "A gestante deve evitar conduzir em condições meteorológicas desfavoráveis, como chuva e calor excessivo. Deve dirigir em velocidade baixa (cerca de 60 km/h) e evitar o estresse. Saia mais cedo para não se atrasar nos compromissos e controle o nervosismo em congestionamentos", finaliza Flávio.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A Higiene do Bebê



Os cuidados diários com a higiene do bebê não exigem grandes habilidades. Apenas uma certa organização para preservar o bem estar da criança. Antes das trocas de fraldas e do banho, por exemplo, a mãe deve separar todos os itens que vão ser usados - fralda, roupinhas, cesto com material de higiene, toalha e sabonete. Conversar constantemente com o bebê e evitar movimentos bruscos enquanto ele está sendo higienizado, é uma boa oportunidade para estreitar laços. Esses momentos devem ser explorados ao máximo pelos pais. 


Curativos do Coto Umbical

Nos primeiros dias de vida o cordão umbilical do recém-nascido é branco com raias azuladas (devido a presença dos vasos sanguíneos – duas artérias e uma veia). 


A queda do coto umbilical se dá, normalmente, do 5o-(quinto) ao 14o-(décimo quarto) dia de vida, dependendo do número de vezes que o curativo é realizado. 


Faça curativo do coto com álcool puro e envolva-o em gaze estéril. 


É possível ajudar o processo de cicatrização, mantendo a área do umbigo limpa e seca. 


A base do cordão pode ser limpa com hastes flexíveis embebidas com álcool. 


Na troca de fralda, mantenha o cordão umbilical para fora da fralda, para arejar e permitir a cicatrização mais rapidamente. 


Não se deve usar cinteiro nem moeda- Neste período a limpeza do bebê deve ser feita com algodão, água fervida morna e sabonete neutro, sempre retirando todo o produto e enxugando bem o neném. 


No caso do cordão ficar com um cheiro desagradável, avermelhado ou com uma área quente em seu entorno, comunique-se imediatamente com o seu pediatra. 


Troca de Fraldas: Limpeza e Prevenção de Assaduras

Não economize com fraldas procure trocá-las o mais freqüentemente possível, evitando o aparecimento das assaduras (Dermatite de fraldas). 


Retire bem os resíduos de fezes, usando generosos chumaços de algodão embebidos em líquidos anti-sépticos, água morna e sabonete infantil- Caso esteja fora de casa, você pode usar os lenços umedecidos- Estes procedimentos devem ser adotados mesmo se o bebê não tiver evacuado, pois a decomposição da urina pode provocar assaduras. 


As meninas devem ser limpas da frente para trás, usando bolas de algodão ou tecido muito suave.

Os meninos limpe o pênis sem forçar o prepúcio para trás. Higienize a área do escroto e abaixo do pênis. 


O ideal seria que o seu bebê ficasse peladinho um pouco, entre uma troca e outra.

Aplique creme protetor contra assaduras nas trocas de fralda. 


Banho:

Separe todos os itens para o banho. O banho deve ser dado no horário mais quente do dia e a temperatura média da água é de 36,7 graus (existem termômetros que podem ser colocados dentro da banheira com água). Primeiro, faça a higiene dos genitais do bebê. Lave-a, tomando o cuidado para não entrar água nos ouvidos. Coloque a roupinha e limpe as narinas e o ouvido com hastes flexíveis, tomando cuidado para não introduzi-las no nariz e no condutor auditivo. 


Olhos

Se a criança acordar com secreção no canto dos olhos, limpe-os com uma gaze embebida em soro fisiológico. 


Crostas

Resíduos de sabonete e transpiração excessiva são as causas mais comuns das crostinhas. Elas tendem a se instalar na cabeça e atrás das orelhas. Passar óleo de amêndoas no local afetado minutos antes do banho, remover o excesso com um pente fino ou algodão e levar a criança ao banho é a conduta mais indicada. 


Agasalhos e Contatos

Vista o bebê de acordo com a temperatura ambiente. 


Não o agasalhe muito nos dias quentes e nem o exponha muito nos dias frios. 


Evite contato com pessoas doentes, que fumem e locais sem ventilação. 
 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O melhor teste para calcular o período fértil!!!!

Encontrei testes fabulosos!
De fato, eles ajudam IMENSO a conseguir identificar os dias férteis...

Está tudo aqui ao lado, na barra da direita... comecem a experimentar:

O teste 1 para determinar o período fértil é engraçado!! Para além de definir dias férteis, dias de ovulação, determina ainda quais sãos os dias mais prováveis para conceber menino ou menina... :)! (para quem já usou este teste - o link é novo mas, apesar do novo look, é o mesmo teste!)
Mas o nº 2 é muito rigoroso porque podemos inseririr as várias datas das últimas menstruações (e não só de uma)... Isso é óptimo, porque nos dá uma visão mais precisa sobre o ciclo. É especialmente útil para mulheres com ciclos irregulares mas, claro, qualquer mulher pode usar... é rigorosíssimo!

O nº 3 está, temporariamente, fora de serviço... mas espero que volte depressa!
O nº 4 também é muito completo!

Experimentem todos!

Calcule o seu período fertil

1. Teste: período fértil 1  (o meu preferido)
2. Teste: período fértil 2  (muito bom)
3. Teste: período fértil 3
4. Teste: período fértil 4 

A Alimentação da Gestante


    A alimentação correta durante a gravidez possibilitará à gestante manter se bom estado de saúde e o desenvolvimento normal do bebê.
    A gestante deve fazer várias refeições durante o dia, pois havendo alimentos no estômago, diminuem as possibilidades de náuseas, vômitos e azia. Essas refeições podem ser divididas em 6 (seis), distribuídas assim:

• café da manhã;
• fruta (no meio da manhã);
• almoço;
• lanche da tarde
• jantar;
• lanche noturno;

I - Incluir diariamente (em pelo menos uma das refeições maiores: almoço ou jantar) carne magra (de boi, frango ou peixe).
• Na falta da carne, o ovo é um bom substituto, devendo ser consumido, no máximo, 3 vezes por semana.
• Incluir diariamente legumes, verduras (cruas ou cozidas) e frutas.
• Nos lanches da tarde e noite, tomar leite desnatado ( ou tipo O ), café ou chá, pão ou bolacha salgada com moderação.
• Incluir, por serem alimentos bons, miúdos de frango ou boi, como fígado, coração, moela, língua, dobradinha, miolo, etc. Comer pelo menos uma vez por semana.

II -  A gestante deve evitar (ou diminuir) o consumo de:
• frituras, doces e refrigerantes;
• refeições muito temperadas;
• temperos picantes (pimentas, etc.);
• sal, para prevenir a pressão alta os riscos de pré-eclâmpsia e eclâmpsia.

III - A gestante deve comer com moderação:
• batata, batata doce, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, farinha de mandioca, farinha de milho, fubá, macarrão, ervilha, grão de bico. Quando comer qualquer um desses alimentos, deverá diminuir ou eliminar o arroz e o feijão.

IV  - Lembre-se que:
• comer por dois leva você a engordar e pode prejudicar o seu bebê e dificultar o parto;
• na gestação não há proibições quanto ao consumo de qualquer tipo de frutas, legumes e verduras;
• é bom tomar, entre as refeições, grande quantidade de líquidos sob a forma de sucos e água;
• algumas cascas de legumes, folhas de beterraba, cenoura, couve flor, rabanetes e brócolis são alimentos que podem ser consumidos refogados ou ensopados. Tem grande valor nutritivo por conter vitaminas e minerais como o ferro, além de facilitar o funcionamento dos intestinos;
• as frutas devem ser comidas com casca e um pouco de semente (mamão, maracujá, pêra, maçã, etc.), pois também facilitam o funcionamento dos intestinos;
• os cereais (aveia, milho, etc.) poderão ser utilizados na forma de mingau;
• o leite deve ser preferencialmente desnatado ou tipo C para evitar o excesso de gordura. Pode ser substituído por iogurte ou coalhada;
• se você colocar algumas gotas de limão no feijão, ou tomar um pouco de suco de laranja ou limonada durante as refeições, seu organismo absorverá melhor o ferro;
• substitua frituras e preparações à milanesa por assados, grelhados e ensopados;
• procure consumir pelo menos uma fonte de cálcio por dia. O cálcio pode ser encontrado principalmente no leite e seus derivados como: coalhada, iogurtes e queijo-fresco, por exemplo;
• Consuma pelo menos duas fontes de vitamina C por dia. As mais recomendadas são: laranja, limão, Kiwi, acerola, goiabada e carambola.
• Beba pelo menos de 6 a 8 copos de água por dia. Esta quantidade de água ingerida é muito importante para prevenir o aparecimento de edemas;
• em casos de necessidade de dieta especial (gastrite, obesidade, anemia, etc.), procure orientação do médico ou da nutricionista, não siga o conselho de pessoas leigas;

Como é a dieta ideal?
A dieta deve conter nutrientes básicos como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, água e fibras. As proteínas são os “tijolos” das células e carboidratos e gorduras são fontes de energia. As vitaminas e os minerais ( ferro, cálcio, zinco e cobre) mantém o equilíbrio químico do organismo.

Onde encontrar os nutrientes?• Proteínas: carnes, ovos, legumes e derivados, leguminosas (em menor quantidade) como o feijão, lentilha e ervilha.
• Carboidratos: açúcares, massas, arroz, batatas, mandioca.
• Gorduras: leite (integral), óleo, manteiga e margarina, carnes.
• Ferro: carnes (principalmente vermelhas e fígado), feijão, vagem ervilhas, folhas verdes.
• Cálcio: leite (derivados) e  folhas verdes.
• Vitamina A: peixes, fígado, folhas verdes-escuras e vegetais alaranjados.
• Vitamina O: frutas cítricas (laranja, limão, caju, acerola) e folhas verdes.
• Vitamina D: leite e clara de ovo.
• Vitamina B1: carnes, cereais, feijão e levedura de cerveja.
• Vitamina 812: carnes (principalmente fígado), ovos e leite.
• Fibras: frutas, verduras e grãos.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Os direitos trabalhistas da gestante

Imprimir E-mail
Pauta: Os direitos trabalhistas da gestante
Quem vai falar é o advogado trabalhista DR. Maurício Nahas Borges


1 Quais sãos os direitos assegurados por lei à gestante?

Poderíamos enumerar pelo menos três direitos garantidos à empregada gestante:
-garantia de emprego a contar da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto;
-licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo do salário.
-a alteração de função para preservação da saúde, se necessário.

2 O que muda no caso de empregados domésticos?

Até recentemente às empregadas domésticas gestantes só havia a garantia à licença maternidade, o que foi alterado pela lei LEI Nº 11.324, DE 19 DE JULHO DE 2006, com vigência a partir de 19/07/06, a qual passou a assegurar também a garantia de emprego durante a gestação até cinco meses após o parto.

3 Categorias profissionais, como aeronautas, por exemplo, cujo desempenho é prejudicial às gestantes, possuem direitos especiais?

É assegurada a toda e qualquer empregada gestante a transferência de função quando a atividade normalmente prestada for prejudicial à gestação, assegurada a retomada da função anteriormente executada logo após o retorno ao trabalho. Além da garantia legal de transferência de função, poderão existir garantias específicas às gestantes de determinada categoria profissional, em conformidade aos dissídios e ou convenções coletivas pactuados entre os agentes sociais da referida categoria.

4 Existem categorias profissionais diferenciadas quanto aos direitos da gestante?

A lei assegura a toda empregada gestante as garantias mínimas, quais sejam, garantia de emprego a contar da confirmação da gravidez, até cinco meses após o parto; licença-maternidade de 120 dias e transferência de função, quando necessário, por condições de saúde. Entretanto, as categorias profissionais poderão, mediante dissídio, acordo ou convenção coletiva estabelecer condições mais benéficas que as legais ou mesmo outros benefícios não previstos em lei.

5 Como a gestante deve proceder após constatar a gravidez?

Salvo no caso de contrato de experiência, o ideal é comunicar, de forma documentada, seu estado gravídico ao empregador.

6 O que é o salário-maternidade e como funciona?

Salário-maternidade é a remuneração devida à gestante durante o período de afastamento de, no mínimo, 120 dias.

7 O salário-maternidade é pago integralmente? E quem paga, o empregador ou a Previdência?
 
Durante a licença-maternidade é assegurado o pagamento do salário-maternidade sendo pago e calculado da seguinte forma:

Para a empregada comum é pago diretamente pelo empregador e calculado no valor da sua remuneração mensal, sendo que o empregador procede à compensação contábil pertinente com INSS.
Para a empregada doméstica o salário-maternidade é calculado com base no último salário-de-contribuição e pago pelo próprio INSS.

Para a contribuinte individual: (autônoma) é calculado com base em um doze avos da soma dos doze últimos salário-de-contribuição, sendo pago diretamente pelo INSS
Em qualquer hipótese, o benefício não pode ser inferior a um salário mínimo vigente.

8 Como é a remuneração a título de salário-maternidade, para trabalhadores com renda variável ou autônomos?

Para empregados com renda variável, o salário é calculado pela média da remuneração dos últimos seis meses.

Para a contribuinte individual: (autônoma) é calculado com base em um doze avos da soma dos doze últimos salário-de-contribuição, sendo pago diretamente pelo INSS

9 Como funciona a licença-maternidade?

A licença-maternidade deve ser notificada pela empregada ao seu empregador mediante atestado médico e poderá ocorrer entre o 28° dia antes do parto e a ocorrência deste, momento no qual se dará início a contagem do prazo de 120 dias.

10 A licença-maternidade afeta a contagem de tempo para efeito de férias?

Durante a licença maternidade mantém-se a plena contagem do tempo de serviço para efeito de férias, 13° salário e FGTS.

11 Após o retorno ao trabalho, o que a lei prevê quanto à necessidade de amamentação?

Para amamentação do próprio filho é assegurado à mulher durante a jornada de trabalho a concessão de dois descansos especiais de trinta minutos cada um.

12 Qual é a duração deste benefício?

A duração do benefício de intervalo para amamentação é da data do retorno ao trabalho até os seis meses de idade da criança, podendo ser dilatado quando o exigir a saúde do filho, a critério da autoridade competente.

13 A trabalhadora adquire estabilidade no emprego depois de confirmada a gravidez? E como funciona?

Desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto fica expressamente vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante.

O Tribunal Superior do Trabalho entende que a confirmação da gravidez refere-se à confirmação biológica da gestação e não a confirmação pelo Empregador, ou seja, o desconhecimento pelo empregador do estado gravídico da empregada gestante não lhe retira o direito à garantia de emprego, conforme se infere da súmula No. 244 do TST.

Entretanto, o ideal é a empregada comunicar de forma documentada ao empregador seu estado gravídico a fim de evitar a ocorrência de dispensada imotivada fundamentado no eventual desconhecimento da gravidez.

14 A estabilidade vale mesmo durante o contrato de experiência?

A estabilidade gestante não se opera durante o contrato de experiência, pois este, por se tratar de modalidade de contrato por prazo determinado, já é previamente pactuado com data de término prevista.

15 Mães adotivas possuem licença-maternidade e como funcionam regras quanto ao tempo?

Mães adotivas possuem direito a licença maternidade, sendo que, no caso de adoção de criança até um ano de idade, a licença será de 120 dias; de 1 a 4 anos a licença será de 60 dias; de 4 a 8 anos será de 30 dias e, com mais de 8 anos, perde-se o direito a licença-maternidade.

16 O pai tem algum direito especial por conta do nascimento do bebe?

Aos pais empregados a lei assegura a licença paternidade que consiste no afastamento do trabalho durante cinco dias corridos, a contar da data do nascimento da criança; sem prejuízo do salário durante o período de afastamento.

 
Agradecemos ao Dr. Maurício Borges, mestre em Direito do Trabalho pela Puc, e sócio da Advocacia Borges   http://www.advocaciaborges.com.br/

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Calças para gestantes – Aproveite o que já tem no guarda-roupa.

 Quando se pensa em roupa para grávidas, principalmente se a barriga já está aparecendo, os vestidos vêem em primeiro lugar. Por serem mais confortáveis e práticos, os modelos tipo camisa ou com um caimento rodado abaixo dos seios deixam a mulher grávida elegante sem gastar de muito tempo na produção. Mas dependendo da ocasião e do clima, não dá pra usar vestidos durante toda a gestação. O ideal é encontrar calças para aproveitar as blusas que são usadas quando não está grávida.


As grávidas devem ter outras opções e podem usar roupas que já usavam em seu dia-a-dia para compor um visual prático e moderno, como as famosas batas e camisões.
Para a mulher grávida usar batinhas é fácil desde que ela consiga encontrar a peça certa da parte de baixo.

E aí que o “bicho pega”. As calças para grávidas são encontradas em lojas especializadas e em algumas lojas de departamentos, já existem seções próprias para as futuras mamães.
Existem modelos para todos os estilos que também poderão ser usados na fase pós-parto, por serem confortáveis e continuarem na moda, como a famosa saruel.
Outros modelos só fazem a diferença na região da barriga, pois as pernas são iguais a de uma calça comum.
Dependendo do ajuste que a calça possui, poderá ser usada em todas as fases de crescimento da barriga.

Cuidados que se devem tomar antes de uma gravidez planejada

Cuidados que se devem tomar antes de uma gravidez planejada
A gravidez muitas vezes ocorre sem que o casal planeje, mas também existem aquelas pessoas que adorariam ter um filho e planejam tal ato.

Mas para engravidar não basta só querer é preciso tomar vários cuidados para que seu bebê e sua gestação sejam saudáveis e seguras. Aqui vão algumas dicas para você que deseja ficar grávida sem que seu comportamento habitual prejudique seu bebê.

Para você que é fumante o ideal é que largue esse vicio, pois é extremamente importante que mulheres não fumem durante a gravidez, pois isso pode acarretar uma série de fatores maléficos, como a redução de oxigênio passado para o bebe e ta, também as substancias tóxicas podem provocar má formação nos pulmões e cérebro.

Se realmente decidir por ter um filho procure um médico para fazer uma bateria de exames tanto em você como no seu parceiro, para saber se ambos estão aptos para ter a criança, ele também fará exames para detectar possíveis doenças sexualmente transmissíveis.

É essencial que você esteja com todas suas vacinas em dia, o cuidado maior devem ser tomados com vacinas que previnem a rubéola e hepatite B, pois são doenças que podem causar riscos ao bebê. Você também deve fazer exames para saber checar seu peso, através de glicemia, colesterol e triglicérides, pois caso haja alterações ou se estiver fora do peso, o indicado é uma dieta para colocar tudo em ordem.

Algo que as pessoas não se preocupam tanto é a saúde bucal, dentes bem tratados é importantíssimo antes e engravidar, pois aboca é um primeiro lugar que pode acarretar em um parto prematura caso sua saúde bucal esteja ameaça com possíveis infecções.

Problemas com ansiedade devem ser evitados, pois várias mudanças podem acontecer caso haja esse comportamento, como modificação no funcionamento hormonal que como conseqüência variação o ciclo menstrual. O mais recomendado a casais que desejam ter filhos é que eles não fiquem preocupados, porque todo processo de fecundação se dá de maneira natural.

Exames solicitados no pré natal

Exames solicitados no pré natal
O acompanhamento pré-natal é a definição que compreende o período de consultas médicas durante a gestação, é fundamental tal acompanhamento, pois é o que garantirá bem estar e segurança gestacional tanto a mamãe quanto ao bebê.

Depois de confirmada a gravidez, é essencial procurar um médico de sua confiança para que este possa solicitar alguns exames que devem ser realizados assim que a gravidez for confirmada, são exames necessários que tem como objetivo detectar possíveis problemas gestacionais, garantindo prevenção e a segurança de uma gravidez tranquila.

Na primeira consulta o obstetra fará um “histórico” da gestante envolvendo vários aspectos, tais como detalhes dos ciclos menstruais, métodos contraceptivos utilizados, doenças recentes, gestações passadas, pressão alta, diabetes, aspectos emocionais envolvendo a gravidez, se foi planejada ou não, após isso são solicitados vários exames de sangue, que tem por finalidade detectar qualquer alteração que possa vir a comprometer tanto a gestação quanto o desenvolvimento do feto, os exames são:

- GRUPO SANGUÍNEO E FATOR RH: importante para verificar a incompatibilidade sanguínea entre a mãe e a criança, quando confirmado essa incompatibilidade é feito um tratamento na 28ª semana de gestação, a incompatibilidade sanguínea causa a destruição dos glóbulos vermelhos no feto, o que representa grande perigo.

- HEMOGRAMA COMPLETO: trata-se de um exame bastante conhecido, é obrigatório para gestantes, solicitado entre 1ª e 8ª semana, o hemograma pode diagnosticar possíveis doenças como anemia e alterações sanguíneas.

- GLICEMIA: exame que detecta a presença de diabetes.

- HEPATITE B: a gestante com hepatite B pode transmitir o vírus ao feto que sofre uma inflamação no fígado, mas existem meios de reduzir essa transmissão do vírus, por isso à importância do exame.

- HIV: é um exame realizado somente com a permissão da gestante, porém muito importante, pois quando constatado o vírus HIV na fase inicial da gestação é possível um tratamento medicamentoso a partir da 14ª semana e durante o parto o que reduz consideravelmente a transmissão do vírus ao feto, podendo a bebê nascer sem o vírus do HIV.

-EXAME DE TOXOPLASMOSE: doença causada por um protozoário, transmitida pela contaminação de alimentos mal-cozidos infectado pelas fezes ou urina de gato, durante a gestação o parasita pode alcançar a placenta comprometendo o desenvolvimento do feto no útero.

- EXAME DE RUBÉOLA: é uma doença viral que pode ocasionar má formação grave no feto e em alguns casos leva ao aborto.

-EXAME DE SÍFILIS: doença causada por bactérias que podem ser transmitidas ao feto gerando má formação.

-EXAME DE FEZES: pode diagnosticar a presença de parasitas, no caso dos parasitas intestinais a gestante corre o risco de desenvolver uma anemia durante a gestação, importante detectar, pois o que caracteriza a anemia é a perda de ferro, substância essencial ao desenvolvimento do bebê, a falta de ferro no organismo pode gerar má formação.

- EXAME DE URINA: exame bastante simples e assim como o hemograma é obrigatório para toda gestante, tem por finalidade detectar uma possível infecção urinária quando constatada a infecção, a gestante deve ser tratada para que não venha a sofrer nenhuma complicação, como uma infecção generalizada, aborto, parto prematuro e hipertensão gestacional.

- ULTRA-SONOGRAFIA: a ultra-sonografia pode ser solicitada apenas em dois momentos durante a gestação, um no primeiro trimestre da gravidez entre 11ª e 13ª semana para avaliar melhor a idade gestacional, nesse período muitos casais já podem saber o sexo do seu bebê, outro no segundo trimestre entre 18ª e a 20ª semana, para avaliar a presença de má formação, pode ser solicitado exames adicionais de ultra-sonografia nos casos em que há gravidez de risco, em que se torna necessário um monitoramento mais cuidadoso.

As consultas geralmente são realizadas uma vez por mês até o sétimo mês, a partir daí, as consultas são realizadas a cada duas semanas devido à aproximação do parto, nos casos de gravidez de risco o intervalo entre as consultas é bem menor, geralmente são semanais. Depois dos exames iniciais, quando necessário, o obstetra poderá solicitar outros exames complementares ou então repetir alguns com o avanço da gestação, em todas as consultas são feitos exames físicos tais como, a palpação no abdômen, verificação do tamanho do útero, escuta dos batimentos cardíacos de bebê, verificação da pressão arterial da mamãe.

Como vimos a acompanhamento pré-natal é de suma importância a toda mamãe consciente, é ele quem garante o tratamento precoce a possíveis alterações o que resulta em proteção a saúde da mãe e segurança ao desenvolvimento do seu bebê.

Cuidados nos primeiros meses de gestação


Atitudes  que devem ser tomadas nos primeiros meses de gestação

A gravidez é lago que pode acontecer com ou sem planejamento, mas caso venha a ocorrer várias atitudes devem ser tomadas para garantir sua saúde e a do bebê.

O primeiro passo é consultar o seu ou um ginecologista para que ele de fato confirme a gravidez, onde ele a encaminhará para o pré natal, que são consultas durante a gestação até o nascimento da criança. O pré natal costuma ser feito mensalmente e no sétimo mês, esse período é quinzenal, já no oitavo de mês de gestação essas consultas passam a ser semanais até o decorrer do ultimo mês de gravidez. Vários exames médicos são realizados para dar inicio a pré natal, eles são obrigatórios e feitos no laboratório tais como, exame de sangue, anemia, diabetes, toxoplasmose, sífilis, rubéola, urina, HIV, entre outros.

A primeira ultra-som é indicada após a 11ª semana de gestação para que o médico possa identificar uma possível má formação e as condições do bebê no seu útero, essa primeira ultra-som é super importante para definir com exatidão o tempo de gravidez e se você está grávida de só um bebê ou mais. Enfim esse é o começo, mas até o nono mês muitos passos devem ser realizados para que você tenha uma gestação tranqüila e saudável.

domingo, 31 de julho de 2011

Sintomas no início da gravidez

Sintomas de gravidez no começo da gestação
Os sintomas da gravidez são bastante variáveis em cada gestante, umas têm sonolência em excesso no começo da gestação, outras sentem muitos enjôos, e ainda há as que só se dão conta de que estão grávidas pelo atraso da menstruação. Algumas mulheres  juram que sentem estarem grávidas, mesmo sem ter os sintomas de uma gravidez. Vale deixar claro que somente um exame de sangue ou de farmácia pode dar o resultado exato para a futura mamãe.

Mas tratando-se de sintomas, podemos citar alguns que na maioria das vezes ocorrem:

Desaparecimento da menstruação, vômitos, náuseas, desejos e aversões, mudanças repentinas de temperamento, entre outros. Quanto à mudança de temperamento, que é um dos sintomas, as mulheres costumam ficar extremamente sentimentais, chorar por motivos aparentemente inválidos, podendo até mesmo entrar em profunda depressão. Porém, há mulheres que ficam num estado de felicidade constante, tranqüilas, transparecendo uma suave alegria.

Os sintomas de gravidez são vários, mas não é preciso se desesperar nem se empolgar, afinal, apenas o exame pode confirmar a gravidez. Para dores de cabeça, náuseas, entre outros sintomas, não tome medicamentos antes de consultar um médico. Alguns medicamentos são perigosos tanto para a gestante como para o bebê, podendo colocar em risco a saúde do feto e até mesmo sua vida. Se estiver com sintomas como esses consulte um médico, ele saberá como ajudar sem prejudicar a sua saúde e a do bebê, caso esteja grávida.

Se você está tendo sintomas como esses, vale à pena fazer um exame e consultar um médico, pode ser que tenha uma vida dentro de você!

Perceba os sintomas da gravidez

Perceba os sintomas da gravidez
Muitas mulheres passam seus dias de menstruação atrasada como se nada estivesse acontecendo. Exceto que o seu ciclo menstrual seja desregulado, o atraso da menstruação é um dos sintomas de gravidez. Se esse atraso vier acompanhado de ânsia, vertigens e desmaios, desejos e aversões, pode ter certeza, você está grávida.

Ao se aperceber dos sintomas de gravidez, há duas coisas que podem ser feitas: se você ainda não estiver convencida ou não querendo acreditar, pode fazer um exame de sangue.

Confirmando suas dúvidas, a segunda coisa a fazer é procurar um médico, para poder fazer outros exames, e começar a cuidar da sua saúde e do seu bebê. Os sintomas da gravidez são os mesmos na maioria das mulheres, porém, algumas mulheres não apresentam sintomas nenhum durante meses, como já citado, depende muito do organismo de cada mulher. Algumas só se apercebem por causa da barriga aumentando, pois em alguns casos, a menstruação continua normalmente.

Não que seja normal, mas pode acontecer. Algumas gestantes menstruam até o terceiro mês de gestação, por exemplo. Nesse caso, são receitados medicamentos apropriados para o controle disso, afinal, gravidez e menstruação são duas coisas opostas, o ciclo deveria deixar de aparecer durante a menstruação. Independente de qual seja o caso, vale a pena dar atenção aos sintomas da gravidez, e logo que identificados, procurar por uma assistência médica.

Sintomas iniciais da gravidez

Gravidez sintomas iniciais
A gravidez é um momento único na vida da mulher e pode ser percebida de várias maneiras, muitas conseguem saber se estão grávidas mesmo antes da confirmação, outras por medo, receio, tardam a confirmar, o significado da gestação vai depender do grau de aceitação de cada mulher, portanto, os sintomas variam e podem ser sentidos de diferentes formas, tendo em vista que alguns são de caráter psicológico e emocional.

Um dos sintomas mais comuns e o primeiro a ser observado é excesso de sono, também conhecido por Hiperinsônia, caracteriza-se por uma sonolência tão grande que a sensação é que as horas habituais de sono não são suficientes, uma reação natural do corpo, preparando-se para as mudanças que ocorrerão, podendo ocorrer o inverso à noite surgindo às insônias, e isso ocorre devido à ansiedade, seja pela alegria ou pelo medo frente a suspeita da gravidez uma vez que o atraso menstrual começa a ser notado.

Outros sintomas podem ser claramente notados como, azia e náusea, vômito, sobretudo na parte da manhã, queimações estomacais, sensação de peso nas pernas, má digestão, nota-se uma frequencia maior em ir ao banheiro inclusive à noite, são sintomas que podem ser observados, levando em consideração que nesse período não nota-se nenhuma alteração visível no corpo da mulher.

Outra manifestação específica da gravidez são os desejos ou as aversões que surgem de alguns alimentos, essa de caráter mais psicológico, emocional, pois através dos desejos estamos “obrigando” o pai a vivenciar conosco o período da gestação, se ocupando de alguma forma em relação ao filho que o casal espera. Ficamos mais dependentes e carentes algumas tendem a exagerar nos desejos, cuidado meninas, não abusem!

Independente de a gravidez ter sido planejada ou não, outro sintoma que surge são as crises de choro, alguns arriscam dizer que esse fato tem relação com a hipersensibilidade que a mãe está desenvolvendo com seu filho, mas qualquer outra situação pode levar a gestante a ter crises de choro tendo um motivo aparente ou não, uma vez em que ela se encontra muito mais sensível e fragilizada pela ocorrência da gravidez, mais indisposta as suas atividades habituais, alguns parceiros por ignorância podem criticar essas instabilidades emocionais, o que reforça um sentimento de culpa, essas sensações podem gerar momentos depressivos, fazendo-as sentirem-se sós e abandonadas o que não é nada bom para o bebê que está em desenvolvimento capaz de sentir tudo o que acontece com a mãe, muita atenção, por isso nesse período costuma-se dizer que as mulheres grávidas necessitam de mais atenção e carinho, portanto, nunca as deixem desprovidas de atenção.

Algumas dessas sensações de abandono, culpa faz com que a gestante tenha um aumento no apetite, outro sintoma de gravidez.

Basicamente os primeiros sintomas tantos físicos, quanto psicológicos que surgem são esses, vale a pena ressaltar que os sintomas não são iguais em todas as gestantes, algumas sentem mais, outra menos, pois irá depender muito da condição em que foi gerada e aguardada a gravidez.

Dengue na gravidez

Os riscos que as grávidas e os bebês correm com a doença. Veja como se proteger

Por Ana Paula Pontes

Shutterstock
Se a dengue já merece muita atenção entre crianças e adultos, saiba que a situação é ainda mais séria quando se trata de grávidas. Isso porque, segundo o ginecologista e obstetra Marcos Durante, do Centro Paulista de Saúde da Mulher, em São Paulo, há chance de o bebê ser infectado pelo vírus no útero da mãe. Um processo que é chamado de transmissão vertical.

Estudo realizado em Cuba com 59 grávidas que contraíram a doença mostrou que quatro bebês apresentaram sorologia positiva para dengue. E, se a transmissão ocorrer entre 1 e 8 dias antes do parto, pode resultar em dengue neonatal aguda, com quadro clássico de febre, cianose (quando as extremidades - mãos, pés - ficam roxas) e plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas, células responsáveis pela coagulação). Já, se a grávida for infectada no início da gestação, estudos preliminares relatam o aumento da incidência de aborto.

Para se prevenir, o ideal é que as grávidas fiquem em ambientes com repelentes elétricos e vestidas o máximo possível, para evitar a picada do mosquito transmissor. Segundo Marcos, elas podem usar repelente, mas com moderação.

'O diagnóstico precoce, observando os sintomas de febre, dor de cabeça e mal-estar, é importante no tratamento de suporte da doença, feito por meio da hidratação e uso de sintomáticos (dipirona e paracetamol)', diz.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...