domingo, 16 de outubro de 2011

Como os seios mudam durante a gravidez

Prepare-se para seu peito ficar maior, sensível e dolorido

É bem possível que, mesmo antes de confirmar que estava grávida, você já tivesse notado alguma coisa diferente nos seios. Essa mudança, que pode ser na forma de maior sensibilidade ou até dor, é na realidade um dos primeiros sintomas da gravidez.

Por volta da sexta à oitava semana de gestação, os seios começam também a aumentar de tamanho, e continuam a crescer durante toda a gravidez devido ao aumento das camadas de gordura da pele. Embora muitas vezes desconfortáveis, essas transformações têm um importante propósito: preparar os seus seios para a amamentação.

Não fique apavorada, contudo, se os seus seios não crescerem muito na gestação. Cada mulher tem uma genética, e o tamanho dos seios não influi no sucesso da amamentação.

 

Outras mudanças no peito: coceira, bolinhas, veias, estrias

É comum que o sutiã varie de um a dois números para cima na gravidez, especialmente se este for o seu primeiro filho. Você também pode sentir uma certa coceira nos seios à medida que a pele se esticar, e ainda tem chances de se defrontar com as temidas estrias na região.

As veias na área dos seios costumam ficar bem mais aparentes, e os mamilos tendem a crescer e escurecer.

Outra novidade são pequenas bolinhas que ficam ao redor da aréola (aquele círculo mais pigmentado em volta do bico do seio) e nem eram muito visíveis antes de você engravidar. Agora essas bolinhas, na verdade um tipo de glândula produtora de gordura, podem ficar mais protuberantes.

Pode também surgir uma irritação embaixo dos seios e entre eles, principalmente no calor.

Em torno do terceiro mês de gravidez, os seios já começam a produzir o colostro, aquele líquido supernutritivo do qual o bebê vai se alimentar logo nos primeiros dias de mamadas.

Nos últimos meses de gestação, você pode notar uma pequena quantidade desta substância amarelada vazando dos seios. Para algumas mulheres esse vazamento acontece mais cedo, e para outras nem aparece.

 

Como escolher o sutiã para a gravidez

Como, além das mudanças de tamanho, você também pode estar sentindo dores ou desconforto nos seios, o ideal é apostar nos sutiãs o mais confortáveis possível. Talvez você tenha que comprar sutiãs novos, porque, além do aumento dos seios propriamente ditos, há também o aumento da circunferência total do seu tórax.

No começo da gravidez, escolha modelos que sirvam com o fecho mais ajustado, assim você vai ter espaço para "crescer" e abri-lo um pouco mais depois. Isso é ainda mais relevante se você resolver comprar um sutiã de amamentação antes de dar à luz.

Tenha cautela com os sutiãs meia-taça com ferrinho embaixo, que podem acabar apertando demais e machucando o seu peito.

Atenção também às alças do sutiã que usar, especialmente se você originalmente tinha seios menores e não estava acostumada a ter que se preocupar com sustentação. Neste momento, uma boa sustentação pode ajudar bastante a amenizar os incômodos nos seios. Fique de olho em alças e base mais largas.

Tops de ginástica costumam funcionar bem como sutiãs nesta fase, porque são confortáveis e têm boa sustentação.

Há mulheres que preferem dormir de sutiã na gravidez, para os seios não ficarem se mexendo tanto nas viradas e reviradas na cama. Se for fazer isso, use um top de ginástica ou um sutiã sem fechos e fivelas que possam incomodar.

 

Cremes e óleo de amêndoa

Se você tem o hábito de passar óleos ou cremes nos seios, converse com seu médico para ter certeza de que não é um produto que pode fazer mal para o desenvolvimento do bebê. 

Óleo de amêndoa está liberado, mas se você começar a sentir coceira pare de utilizar para ter certeza de que não ele que está causando o problema.

Todas as mudanças nos seios são uma forma da própria natureza se preparar para a amamentação do bebê, então geralmente não é preciso fazer mais nada para que eles estejam aptos a dar de mamar.

Mas, se você quiser tomar um pouco de sol nos mamilos, sempre com a proteção de filtro solar e evitando o horário entre as 11h e as 16h, pode deixá-los mais resistentes.

Fonte: BabyCenter Brasil

Um comentário:

  1. Meus seios aumentaram muito na gravidez, de 44 meus shotiens saltaram p 46/48. Ainda estou amamentando, enquanto eu amamentar eles vão continuar aumentando ou aos 6 meses de lactação ja estabeleceram o tamanho?

    ResponderExcluir

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...