quarta-feira, 19 de outubro de 2011

3 artigos selecionados sobre prematuros

A jornalista Cinthya Leite, responsável pelo blog Casa Saudável ( http://casasaudavel.com.br/2011/09/27/prematuros-sao-pequenos-guerreiros/ ), ligado ao Jornal do Commercio, de Recife, preparou um especial com três posts a respeito. Cinthya é uma profissional super competente, premiada internacionalmente, muito atenciosa, não tinha como o material não ter ficado bacana!

Como citei anteriormente, foram três posts sobre o tema prematuridade. Copio alguns trechos das matérias, mas vale a pena clicar no link para ler cada uma delas na íntegra!



Imunização adequada é capaz de barrar os inimigos dos bebês prematuros


Eles chegam antes do previsto, geralmente de surpresa e eventualmente de mansinho. Alguns, de tão pequeninos, cabem até numa caixinha de sapato.

Fragéis e guerreiros, podem se tornar pra lá de fortes caso recebam cuidados especiais quando chegam ao mundo.

Assim são os bebês prematuros, que carecem de aparatos e mimos especiais porque nascem com a saúde fragilizada, uma condição também chamada de imaturidade orgânica.

No Brasil, mais de 200 mil bebês nascem anualmente com menos de 37 semanas de idade gestacional, segundo dados do Ministério da Saúde.

Felizmente, as taxas de sobrevivência são cada vez mais altas. Na década de 90, a sobrevida do bebê prematuro era de 60%. Hoje, essa taxa chega a 95%. Além disso, esses recém-nascidos passam a contar com chances altas para se desenvolver de forma saudável.

Esse cenário se explica não apenas pelos avanços da medicina, mas principalmente pelo leque imenso de zelos que a família e o pediatra oferecem à criança. De nada adiantaria o aparato tecnológico, por exemplo, se os pais não levarem a sério o calendário de vacinação especial para os prematuros.

Para esses bebês, as mais recentes recomendações da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM) incluem especificações para nove vacinas (clique aqui e confira o calendário especial). Quem recorreu a todas elas foi a menina Alice, que nasceu aos 8 meses de idade gestacional, com 1,360 g de peso ao nascimento, no dia 8 de junho de 2009.

“Ela ficou 17 dias na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) e recebeu alta quando o peso chegou a 1,800 g. Além das vacinas, ela tomou um complemento de vitamina B e ferro até completar 1 ano”, conta a mãe de Alice, a designer Carla Almeida, que se enche de alegria ao dizer que a garotinha, hoje com 2 aninhos, é muito saudável e não tem problemas de saúde.

“Minha filha tomou todas as vacinas recomendadas pelos médicos. Tomou algumas nos postos de saúde. Outras, em clínica particular. Mas não deixamos de imunizá-la”, complementa Carla, que diz ter dedicado maiores cuidados à menina até os seis primeiros meses de vida.

“Não trato Alice com muita frescura. Ela brinca descalça, pega na areia, toma sorvete e se diverte como qualquer criança da idade dela”, vibra a mãe. Quando deu a garota à luz, Carla havia perdido um bebê há um ano, que também nasceu prematuro e ficou entubado durante três meses.

Para ler na íntegra, acesse: http://casasaudavel.com.br/2011/09/27/imunizacao-adequada-e-capaz-de-barrar-os-inimigos-dos-bebes-prematuros/



“Prematuro tem maior risco de desenvolver infecção grave pelo VSR”, alerta especialista

Pneumologista pediátrica, Patrícia Gomes de Matos Bezerra, faz parte do grupo de experts do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Pernambuco.

Ela conversou com o Casa Saudável sobre a prevenção e o tratamento das infecções causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

Confira os destaques da entrevista:

- Casa Saudável: Podemos dizer que o VSR, pouco conhecido pela maioria das pessoas, é o principal agente de infecções respiratórias em crianças menores de um ano de idade?

- Patrícia Bezerra: Trata-se de um vírus que é uma das causas mais comuns de infecção grave das vias respiratórias inferiores (brônquios, bronquíolos e pulmões) em lactentes (menores de 2 anos), em todo o mundo. Mesmo que a criança seja saudável, o vírus tem a capacidade de inflamar as vias respiratórias, provocar tosse e falta de ar de graus variáveis, levando à hospitalização. Tivemos a oportunidade de realizar uma pesquisa no Imip com 407 crianças, entre zero e cinco anos, com infecção respiratória aguda. O VSR foi detectado sozinho ou em associação com outros agentes infecciosos em 37,3% dos casos. Como único agente isolado, o VSR foi encontrado em 43,3% das infecções.

- Casa Saudável: O VSR está por trás das pneumonias e bronquiolites?

- Patrícia Bezerra: O vírus é realmente um dos principais agentes associados às bronquiolites, doença que se inicia como resfriado e que, após cerca de três dias, o lactente inicia chiado no peito e falta de ar. Em estudo publicado pelo Lancet em 2010, foi estimada a ocorrência de aproximadamente 33,8 milhões de infecções respiratórias, em 2005, associadas ao VSR em crianças abaixo de 5 anos mundialmente. Destas, cerca de 3,4 milhões necessitaram de hospitalização.

Para ler na íntegra, acesse: http://casasaudavel.com.br/2011/09/27/prematuro-tem-maior-risco-de-desenvolver-infeccao-grave-pelo-vsr-alerta-especialista/



Prematuros são pequenos guerreiros


Durante o processo de apuração desta minha matéria sobre a importância da imunização para os recém-nascidos, especialmente para aqueles que chegam ao mundo prematuramente, aprendi uma porção de conceitos interessantes e dicas valiosas, além de conhecer histórias que formam e educam.

Neste meu trabalho, um projeto chamou a minha atenção: o Pequenos Guerreiros, que ganha vida através do blog de mesmo nome, editado pela mãe e blogueira Monica Bednarczuk Lopes da Silva. Ela recebe eventualmente a supervisão de duas pediatras e uma fisioterapeuta para produzir o conteúdo do site.

Monica ganhou inspiração para criar o blog depois do nascimento de sua filha, a pequena Beatriz, hoje com 2 anos.

“O primeiro aninho de vida dela foi uma batalha. Foram 76 dias na unidade de terapia intensiva (UTI) e, depois da alta, as consultas com especialistas eram frequentes e incluía neurologista, oftalmologista e pneumologista, entre outros profissionais”, conta a blogueira, que não descuidou para Beatriz seguir à risca o calendário de vacinação diferenciado, destinado a prematuros.

Foi a falta de informação sobre o desenvolvimento dos bebês que vêm ao mundo antes do previsto que estimulou Monica a levar a sério o Pequenos Guerreiros. No primeiro ano de vida da filha, ela procurou material sobre prematuridade numa linguagem para leigos e encontrou pouquíssima coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...