segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O recém-nascido

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um bebé recém-nascido é sensível a estímulos visuais, auditivos, olfactivos e tácteis; na verdade, com poucas horas de vida o bebé reconhece uma face humana e o cheiro da mãe e reage a ruídos intensos e súbitos ou às tonalidades suaves da voz humana. Todos os bebés respondem ao toque, estando presentes desde a nascença vários reflexos tácteis. O recém-nascido é um ser humano altamente receptivo e com múltiplas potencialidades.

Aparência do bebé recém-nascido

Ao nascerem, muitos bebés apresentam manchas ou irregularidades que, embora normais, podem preocupar os pais. São exemplos: uma cabeça assimétrica ou com saliências; olhos inchados e peganhentos; pálpebras descaídas; estrabismo; pele rugosa, peluda, vermelha e gordurenta; pele seca e escamada nas mãos e pés; manchas e pequenas áreas de pele despigmentada; pele amarela, causada por icterícia, e órgãos genitais desproporcionadamente grandes, tanto nos rapazes como nas raparigas. A maioria destes aspectos desaparece em poucas semanas.

Raramente podem surgir problemas, como infecções, que requerem tratamento.

Comportamento do recém-nascido

O comportamento do bebé no período pós-natal destina-se a aumentar ao máximo as hipóteses de sobrevivência, assegurando que sejam satisfeitas as suas necessidade básicas - alimentação, higiene, calor, afectividade, estimulação e protecção. Alguns dos reflexos presentes ao nascer, por exemplo o dos pontos cardeais e o da sucção (v. ao lado), relacionam-se com a alimentação. Outros, como o reflexo do susto, são resquícios de um passado mais primitivo e desaparecem após umas semanas. Todos os reflexos, com a maturação dos músculos e do sistema nervoso, acabam por ser substituídos por movimentos e actos voluntários e comandados. Desde que nasce, a criança comunica pelo choro. Ao longo das primeiras semanas de vida, a mãe vai aprendendo a distinguir os diversos tipos de choro, como os causados pela fome, cólicas, frio ou calor. Gradualmente, surge um padrão de comportamento, e o seu filho torna-se mais previsível.

Estimular um recém-nascido

A estimulação visual e auditiva é essencial para o desenvolvimento normal da visão e da audição. O contacto entre mãe e filho proporciona o primeiro meio de comunicação da criança; mesmo poucos dias depois de nascer, o bebé pode imitar gestos, como deitar a língua de fora, abrir a boca e mexer a cabeça. Fale com o seu filho sempre que puder, e acabará por ser recompensada com gorgolejos e sorrisos.

O recém-nascido consegue ver com clareza objectos a 20 ou 25 cm. Combinações de linhas e formas podem ser distinguidas a partir de muito cedo. Verificou-se que os recém-nascidos preferem padrões a cores uniformes e vivas, e riscas e ângulos a padrões circulares. A exposição a estes estímulos visuais pode ser aumentada se apresentarmos à criança brinquedos e imagens à distância ideal para a focagem. O contacto físico é também essencial para um desenvolvimento saudável. O recém-nascido está acostumado ao ruído e à sensação do pulsar do coração e ao movimento do andar. Um bebé transportado junto ao corpo da mãe durante os primeiros tempos será menos irritável do que o outro que não tenha um contacto tão íntimo com a mãe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...