quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A lista da maternidade

Você sabe o que levar na hora H para a maternidade ? Mas quando devo me preocupar com isso ?
O ideal é preparar a mala da maternidade o quanto antes, de preferência no início do oitavo mês de gestação. Isso evitará atropelos. Confira os itens que não podem faltar para a mãe e para o bebê:

Para a mãe
Dois pijamas ou camisolas com abertura na frente (para a amamentação)
Um robe (para caminhar até o berçário)
Sutiãs próprios para a amamentação
Conchas (protetores) para os seios
Calcinhas
Chinelos
Meias
Produtos para higiene pessoal
Roupa para a sair da maternidade (escolha peças confortáveis e folgadas, pois o volume dos seios aumentará com a chegada do leite)

Para o bebê


Separe em envelopes trocas completas de roupa: um macacão, um conjunto de body e calça culote, um par de meias e uma fralda de tecido. Seis conjuntinhos desses é uma boa pedida, pois o bebê pode sujar as peças e precisar de mais de um por dia.

Os envelopes são encontrados em lojas especializadas em enxoval. Se preferir, você mesma pode fazer saquinhos com a sobra do tecido usado na decoração do quarto da criança. Só não se esqueça de lavar antes de usar.

Macacão -  Prefira os modelos de tricô de linha (como os da foto), plush ou malha 100% algodão, com decote careca ou gola pequena para não virar nem incomodar o bebê. 

Body  -  Nenhuma roupa é mais confortável para o recém-nascido. Com várias modelagens, estampas e tecidos, a peça faz as vezes de camiseta e mantém o corpo da criança bem quentinho. Na hora da compra, lembre-se de que os modelos envelope ou com botões no ombro são mais difíceis de vestir. Deixe para usá-los quando o seu filho estiver maior. O body tradicional, com a gola bem aberta e sem botões, é ótimo para o bebê que acabou de nascer. Você encontra de todos os preços, mas antes de comprar sinta o toque do tecido: tem que ser bem macio e, de preferência, 100% algodão.

Calça Com ou sem pés, eis a questão. Muitas mães preferem o modelo fechado, e outras gostam mais dos abertos para serem usados com meias. E aqui vou dar um depoimento: “O meu filho Pedro, de 7 meses, perdeu suas calças com pé muito rápido. Então passei a usar os modelos sem pé. Além disso, por causa do calor, ele adorava ficar com os pezinhos descobertos!”

Cuidado apenas para que a peça não aperte a barriguinha do bebê nem o tornozelo. Uma dica é, antes de comprar, checar se o elástico é bem molinho.

Fralda de tecido Uma dica é comprar fraldas lisas e brancas e bordar a barra. Outra opção é aproveitar o tecido 100% algodão que sobrou da decoração do quarto para formar um lindo barrado. A maioria das mamães aproveita mais a fralda de ombro conforme o bebê cresce. Então, compre somente a quantidade necessária para as primeiras semanas e veja a qual modelo você vai se adaptar melhor. Existem lojas que confeccionam apenas um tamanho intermediário.

Manta Você vai precisar de duas delas. Cores neutras são uma ótima opção para combinar a peça com qualquer roupinha

Casaquinho Leve-o apenas se estiver muito frio! Dentro da maternidade, a temperatura é controlada e os bebês vêm e vão do quarto para o berçário enrolados em mantinhas. Se você fizer muita questão do casaquinho, no entanto, leve apenas uma opção e use com um macacão de tecido bem leve por baixo.

Touca Antes de deixar a maternidade, dê uma olhada no tempo e vista o seu filho de acordo. Se estiver muito frio, uma touca é bem-vinda.

Caderno de visitas Quer uma recordação para a vida toda? Inclua na sua mala da maternidade um livro ou caderno para os amigos e parentes marcarem presença e deixarem uma mensagem para o bebê.



Para não esquecer
A máquina fotográfica ou filmadora, filmes e pilhas
Agenda com telefones de parentes e amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...