segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Estrias e manchas no rosto: dois fantasmas da gravidez



Durante a gravidez, as mulheres estão mais suscetíveis ao aparecimento de manchas na pele por causa da variação hormonal e da predisposição genética. “O melasma é uma mancha difícil de ser eliminada. O segredo para evitá-la é a prevenção, ou seja, fugir do sol durante a gestação para evitar a formação destas manchas ao redor dos lábios e nas bochechas, que geralmente ganham a forma de asas de borboleta”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética.


Além das grávidas, mulheres que usam anticoncepcionais ou fazem tratamentos com hormônios também são alvos do melasma. O aumento dos hormônios estrógeno e melanogênico também levam ao escurecimento das aréolas das mamas e ao aparecimento daquela pequena linha vertical escura abaixo do umbigo e/ou no meio da barriga toda.

O melasma pode não aparecer na primeira gravidez e aparecer na segunda, ou vice-versa. Pode também se agravar muito em pacientes que já apresentam a lesão. “Portanto, a grávida deve adotar medidas de proteção para se expor ao sol. O consenso é que a radiação solar pode desencadear o problema e até agravá-lo, uma vez que os efeitos do sol são cumulativos. Como prevenção, os bloqueadores solares são a principal arma. É importante dizer que as gestantes só podem usar filtros físicos”, destaca a diretora do CDE.

Prevenindo o melasma

Geralmente o melasma surge no segundo trimestre da gestação, mas se a mulher se proteger desde o início, terá mais chances de não desenvolver as manchas. “Recomendamos o uso contínuo de bloqueadores com fator de proteção 30, no mínimo e diariamente, e o uso de chapéu, óculos escuros e guarda-sol”, afirma a dermatologista.

"O ideal, para uma proteção efetiva, é aplicar o bloqueador solar na pele a cada três horas, faça chuva ou faça sol. Muita gente não sabe, mas mesmo dentro de ambientes fechados, a radiação solar afeta a pele. Por isso, o protetor solar tem de estar sempre à mão, dentro de casa e no escritório”, destaca Cristine Carvalho, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS.

Ao ar livre, a exposição da gestante precisa ser gradual e extremamente cuidadosa. “Para ir à praia ou à piscina, a gestante precisa saber que a radiação ultravioleta B (UVB), a mais perigosa e responsável pelo câncer de pele, se intensifica entre 10 e 16 horas. Já a radiação ultravioleta A (UVA), muito importante no desenvolvimento e estímulo da pigmentação, ou seja, favorecendo o aparecimento do melasma, é a mesma durante todo o dia. Daí a importância de se proteger sempre”, destaca a dermatologista.

Se a pele da gestante manchar, é preciso continuar usando o protetor solar para evitar que a mancha escureça ainda mais. “Para disfarçar, uma dica é aderir à camuflagem com o uso de bases e corretivos, dando preferência a produtos oil-free e não comedogênicos”, diz Cristine Carvalho.
Como alguns produtos indicados para o tratamento do melasma possuem componentes que devem ser evitados durante gestação, “é sempre importante consultar o dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento estético”, alerta a médica.

Prevenindo as estrias

Quando o assunto são as estrias, o ideal é que a gestante invista na prevenção, pois uma vez lesadas, as fibras elásticas da pele não se regeneram e nunca mais serão as mesmas.

“O segredo da prevenção está em hidratar bem o corpo por dentro e por fora, durante os nove meses. Além de aumentar a ingestão de líquidos, a gestante deve consultar um dermatologista para saber qual o melhor hidratante para a pele. É possível manipular cremes com lactato de amônia, uréia, elastina, colágeno, alfa-hidroxiácidos e óleos vegetais, para que a pele agüente melhor as variações de crescimento e peso. Mas todos estes cremes necessitam de prescrição médica", explica a dermatologista Cristine Carvalho.

Além de hidratar o corpo, é necessário evitar o fumo (por múltiplas razões) e tomar banhos muito quentes. “Ingerir alimentos ricos em vitamina C, praticar exercícios físicos moderados e controlar o peso também são essenciais para evitar que as estrias apareçam durante a gestação”, conta a médica.

Durante a gravidez os tratamentos mais eficientes para o combate às estrias - como o laser, a intradermoterapia, cremes ou peelings à base de ácido retinóico - são contra-indicados. “Após o nascimento do bebê e ao término do período de amamentação, a mulher pode voltar ao consultório dermatológico e iniciar o tratamento para as estrias. Costumamos associar várias modalidades de tratamento para conseguir o melhor resultado possível”, diz Carvalho.

Fonte: MW- Consultoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...