quarta-feira, 6 de julho de 2011

Passeio do bebê no carro

O primeiro aspecto a se pensar antes de sair de carro com um bebê ou criança é a segurança. Transportar os pequenos de maneira adequada é fundamental. O Código Brasileiro de Trânsito exige que todas as crianças menores de 10 anos andem no banco de trás do veículo.


Levar o bebê no colo, nem pensar. Segundo a ONG Criança Segura, que tem como missão promover a prevenção de acidentes de crianças e adolescentes, a melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeiras e assentos de segurança. “O cinto de segurança é projetado para um adulto com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente”.

Bebê deve ser trasnportado em dispositivo apropriado
O problema é que muitas vezes as cadeiras de segurança são usadas de forma errada. A ONG Criança Segura afirma que os principais erros cometidos pelos pais são usar uma cadeira inapropriada para a idade ou tamanho da criança, colocar uma criança com menos de 1 ano em uma cadeira de segurança de frente para o movimento, não instalar a cadeira bem presa ao banco do carro, instalar a cadeira no banco da frente ou não prender a criança corretamente no assento.

“Hoje cada cadeirinha tem uma certificação com idade e peso da criança, facilitando a vida da mãe. Além disso, os produtos vêm com as instruções do fabricante e as normas de segurança”, explica o pediatra Dr. João Coriolano Rego Barros, membro do Departamento de Pediatras da APM (Associação Paulista de Medicina).


É importante que a cadeira se adapte devidamente ao veículo e que seja instalada corretamente. Até 1 ano de idade a criança deve  ficar na cadeirinha sempre virada de costas para o banco da frente. Segundo o Dr. João, é importante a mãe sempre colocar o bebê sentado, nunca deitado, pois ele pode regurgitar e engasgar. “Caso o bebê chore, pare num posto ou estacionamento, nunca em lugares desertos e durante o trânsito não tente socorrer a criança com o carro em movimento”.  Depois dos 2 anos, a criança já pode ficar sentada de frente no carro, porém, deve continuar a usar o assento de segurança apropriado para sua fase até os 7 anos de idade.

A cadeira de segurança deve apresentar o selo do Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Esse selo garante que a cadeira de segurança passou pelos testes de colisão. Se tiver qualquer dúvida sobre a autenticidade do selo, basta fazer uma consulta no site do Inmetro (http://www.inmetro.gov.br). No link "Produtos e serviços com conformidade avaliada" é possível encontrar todos os artigos que possuem a certificação, atente para o detalhe de que o Inmetro referencia os assentos como "Dispositivo para Retenção de Crianças".

Enquanto estiver dirigindo, certifique-se que as portas e vidros elétricos de trás do carro estejam travados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...