terça-feira, 29 de novembro de 2011

Como desmamar o bebê

O processo de desmame tem muito a ver com o aspecto psicológico do bebê. Alguns bebês encaram esta mudança na alimentação como sinônimo de afastamento da mãe e, não sendo capazes de compreender os motivos, protestarão procurando opor-se às novidades.

Caso este seja o seu obstáculo, procure tranquilizá-lo com calma e talvez distraí-lo com uma bonita "coriografia", feita com papas apetitosas e com acessórios funcionais e coloridos. Não tenha pressa pois tanto ele como você necessitam de um ajuste lento e gradual.

O bebê deve se adaptar ao novo sabor a sua concistência antes de progredir e você, mamãe ,deve diminuir aos poucos a produção de leite. Corte, uma mamada por vez e espere pelo menos mais 3 dias para uma outra.


C - comer
M- mamar  


Fonte:  http://bebe2000.com.br/bebe-0-a-1/alimentacao/desmamar/


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dicas para desmamar o bebê do jeito certo


Dicas para desmamar o bebê do jeito certo
Qual mãe não fica ansiosa ao pensar em que momento deve iniciar o desmame do filho? O o primeiro passo fundamental para isso é ter calma, para que o processo seja tranquilo e aos poucos. Pois o leite materno deve ser alimento  exclusivo do bebê até os 6 meses e como complemente da dieta até os 2 anos. O momento de apresentar novidades aos bebês exige paciência da família, é normal os filhos reagirem de várias maneiras, da irritabilidade a alterações intestinais. Isso porque o leite materno contém enzimas digestivas, e quando o bebê começa a comer papinha, seu organismo terá de digerir os alimentos sozinhos, e essa mudança pode causar cólicas e irritação nas primeiras semanas.

Para que o processo da retirada do peito seja tranquilo, tanto para você quanto para o bebê, respeite o tempo em que a amamentação deve ser exclusiva, até os 6 meses, e apresente alimentos ao seu filho aos poucos, a mãe deve ter cuidados para não exagerar nas porções, e deve prestar atenção quais deles prendem o intestino do bebê e quais deles soltam. De acordo, com orientações, é importante introduzir um item por vez, para identificar o alimento que causou reação no bebê, o leite de vaca é campeão neste quesito, mas alimentos industrializados e com corantes também podem provocar transtornos como alergias.

Inicie o desmame do jeito certo, com sucos, que podem ser dados pela manhã, entre as mamadas, após dez dias, comece com as papas de frutas, assim como o suco, a papa pode ser oferecida como um lanche, no intervalo entre as mamadas. Depois de um mês tomando suco e comendo frutas amassadas ou raspadas, é hora da papa salgada, que pode substituir uma das mamadas. Ao final de dois meses após o início do desmame, dá para introduzir a segunda refeição salgada. Você ainda pode usar a papa de frutas como opção de lanches da manhã ou da tarde. Apresente os alimentos gradualmente, iniciando um item diferente a cada três dias. O volume da porção depende da aceitação do bebê. Em geral, três a quatro colheres de sopa por refeição são suficientes.

Fonte: http://www.guiagratisbrasil.com/dicas-para-desmamar-o-bebe-do-jeito-certo/

Um comentário:

  1. meu bebe esta com 2 anos3meses mas não consigo tira-lo do peito ele come de tudo mas não para de mamar, me ajude.

    ResponderExcluir

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...