segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

INSEGURANÇA NA GRAVIDEZ PODE GERAR COMPLICAÇÕES NO PARTO


Insegurança na gravidez pode gerar complicações no parto
Mães, cuidado com a insegurança durante a gestação. O parto pode se tornar complicado!

















Toda gravidez é uma deliciosa aventura, mas, inegavelmente, a primeira é inesquecível. Seja pelo primeiro chute na barriga ou pelo primeiro exame de ultrassom e, claro, pela insegurança da maternidade. De acordo com a médica Suede Siqueira, neonatologista do Hospital Municipal de Rio das Ostras (HMRO), na Costa do Sol Fluminense, é preciso ter cuidado com o grau de ansiedade e preocupação, já que a falta de conhecimento acaba gerando medos e dúvidas e isso pode, inclusive, trazer complicações na hora do parto.

Segundo a especialista, principalmente em casos de parto normal, é importante que, durante a gravidez, a mulher esteja confiante e não hesite. “Durante o processo de dar à luz por meios convencionais, a ajuda da gestante é extremamente necessária. A instabilidade emocional pode trazer problemas para a mamãe e para o bebê”, revela a neonatologista.

Suede acredita que para que essa barreira seja sanada, a gestante deve procurar um hospital que ofereça um atendimento humanizado e que forneça as devidas orientações para esse momento tão delicado. A ideia é fazer com que as futuras mamães ou puérperas (aquelas que deram a luz recentemente) se sintam acolhidas.

Segundo a chefe da Pediatria e diretora técnica do HMRO, Luciane Teixeira, a gestante, às vezes, não tem nenhum tipo de informação sobre os perigos da gravidez e os cuidados que devem ser tomados. “É preciso explicar como acontecerá o parto, que é normal sentir dores, e informá-las da melhor forma possível”, afirma a pediatra, que completa: “Ninguém gosta de ir para o hospital, mas temos que mostrar que isso não é um bicho de sete cabeças”.

Em algumas unidades de saúde no país existem um espaço especial, no qual as pacientes aguardam para serem atendidas pelo médico especialista, assistem a vídeos do Ministério da Saúde sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê e passam por uma avaliação prévia feita por uma enfermeira obstetra, que checa o cartão gestacional, dando orientações sobre gestação, e encaminha a paciente para aferir a pressão arterial, antes de ir para a consulta. O Hospital Municipal de Rio das Ostras já conta com este espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...