quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Amamentação: problemas e soluções - Amamentação e próteses nos seios

Escrito para o BabyCenter Brasil

Possível problema

Quando os seios são aumentados através de procedimentos cirúrgicos, como colocação de próteses, há casos em que os mamilos podem acabar ficando com mais ou menos sensibilidade que o normal na região.

Uma vez que o bebê tenha nascido e que o leite "desça", pode ser que seus seios fiquem mais cheios e doloridos e que você tenha febre ou arrepios mais intensos do que outras mulheres.

Observação: Se você fez prótese nos seios devido a uma hipoplasia, existe a possibilidade de a produção de leite ser um pouco menor. Converse com seu ginecologista para saber se é o seu caso. Talvez ele a oriente a usar uma bombinha depois de cada mamada, a fim de estimular a produção.

Dá para amamentar normalmente?

É provável, mas depende do tipo de cirurgia que você fez. Cortes realizados sob a dobra do seio ou através das axilas não costumam dar problema. Já incisões ao redor da aréola podem ser mais complicadas, por causa de rupturas ou danos aos nervos. Os nervos são essenciais à amamentação, porque avisam o cérebro para liberar prolactina e ocitocina, dois hormônios envolvidos na produção do leite.

As chances de amamentar também aumentam se o sistema de ductos dentro dos seios estiver intacto.

Não há provas de que o silicone de próteses possa vazar para o leite materno, mas, mesmo que isso acontecesse, provavelmente não causaria mal ao bebê.

Solução

Não deixe de comentar com o pediatra do bebê sobre sua prótese, porque ele vai precisar monitorar mais atentamente a amamentação e o ganho de peso do seu filho, para ter certeza de que ele está bem alimentado.

Caso haja necessidade de complementação com fórmula láctea, o pediatra vai perceber e dar as orientações necessárias.

Se você ainda não tem filhos, está pensando em fazer um implante e quer muito amamentar, pense se não dá para esperar e fazer a cirurgia só quando tiver terminado de dar de mamar para seu último filho. Converse com o cirurgião e explique que pretende amamentar no futuro, já que a técnica cirúrgica pode ser modificada para facilitar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...