domingo, 15 de janeiro de 2012

Preparação do filho para chegada de um irmão começa na gravidez

Luciane Precaro Santoro, de 37 anos é mãe de dois filhos, Andressa, de 12 anos, e Lucas, de 7 anos. Ela recorda que Andressa não teve ciúmes da chegada do irmão e atribui esse fato ao envolvimento da filha em sua gravidez.

"A Andressa esteve presente em todos os pré-natais que realizei e a médica deixava que ela medisse minha barriga e que utilizasse alguns aparelhos. Acredito que foi essa participação que fez com que não tivesse ciúmes do irmão", afirma.

De acordo com a psicóloga Iracema de Souza Pavani, além de deixar o filho acompanhar a gravidez, é muito importante que a criança comece a ter contato com bebês em geral. Nesse sentido, vale mostrar a ela fotos de quando era recém-nascida e também imagens de bebês em revistas.
"Explique ao seu filho que, quando nascem, as crianças choram, mamam e dormem e que somente brincam depois de terem crescido um pouco. Assim, quando o irmão chegar, ele já estará familiarizado com os bebês", ensina a psicóloga.

Outra dica é que os pais façam todas as alterações necessárias que a chegada do novo filho implicará na rotina de seu primogênito (mudança de quarto e no horário de fazer as tarefas escolares, por exemplo) ainda durante a gravidez, para que a vinda do irmão não seja associada às mudanças.


Depois do nascimento

É no período de ausência da mãe, ainda em processo de recuperação pós-operatório, que o pai tem uma importância fundamental, cabendo a ele a função de se dedicar ao máximo ao filho mais velho.

Além disso, para que o primogênito não sinta demais a falta da mãe, ele pode auxiliá-la em várias tarefas com o irmãozinho, como pegar sabonete para
o banho e escolher a roupa que o bebê vai vestir.

PARTICIPAÇÃO

“Deixe que seu filho ajude a cuidar
do irmão, seja na hora do banho,
seja na escolha da roupa”

Iracema de Souza Pavani
psicóloga

Um dos erros mais graves que os pais podem cometer e muitas vezes nem se dão conta é comparar o filho mais velho com o recém-nascido."Cada um tem sua história e sua particularidade e isso deve ser respeitada. Comparações devem ser evitadas, sempre", orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...