segunda-feira, 18 de julho de 2011

Berços que passarem em testes de segurança terão selo do Inmetro


Berços que passarem em testes de segurança terão selo do Inmetro
Os móveis precisam atender especificações para garantir a segurança do bebê; as marcas têm um ano e meio para se adaptar às normas.



Uma novidade para futuros pais e mães: depois de fazer todos os testes de segurança, o Inmetro vai agora por um selo nos berços dos bebês. Só de olhar, não dá pra saber qual o berço mais seguro para o bebê. "O fabricante tendo que aprovar antes de lançar um berço no mercado seria o ideal", diz o engenheiro Haroldo Baione.

Para ganhar o selo do Inmetro, os berços devem ter bordas arredondadas. A madeira precisa que ser lisa, sem falhas. As grades móveis precisam ter sistema de travamento, o espaço entre as barras é de no máximo seis centímetros. Se o berço tiver rodinhas nos quatro pés, duas devem ter travas e o manual de instruções tem de ser em português.

"É importante saber quem é o fabricante, se oferece manutenção e assistência a esse móvel, caso seja necessário", alerta Ingrid Stammer, da ONG Criança Segura.

As marcas têm um ano e meio para se adaptar às normas e as lojas, 3 anos. Enquanto as regras não mudam, são os pais que devem ficar atentos na hora de comprar um berço. Além de pesquisar preços e ver se o modelo combina com o restante do quarto, é preciso garantir a segurança do bebê, que vai passar bastante tempo no berço. Uma das preocupações é ter certeza de que a tinta usada no berço não é tóxica. O cheiro forte pode ser uma pista de que o material usado não é bom.

Nas lojas, os pais ficam cheios de dúvidas. Como verificar, por exemplo, se a madeira é resistente antes de comprar? "Dou uma chacoalhada pra ver se segura bem. Na verdade, é no dia a dia que vemos", conta a pedagoga Vivian Hayashi. "Quando vou pegá-la, tenho que me apoiar um pouquinho no berço. Se for uma coisa fraca, tem até perigo de acidente. Agora, se vir mesmo com o selo, com todas as garantias, é muito melhor para o consumidor", diz a bancária Lídia dos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...