terça-feira, 16 de agosto de 2011

Saúde da Gestante (29ª a 32ª Semana)

Não use a gravidez como desculpa para engordar

O aumento de peso pode trazer uma série de problemas, como hipertensão, diabetes, sobrecarga na coluna, possíveis complicações num parto normal e dificuldade de cicatrização no caso de uma cesariana.
Manter o olho na balança, significa mudar maus hábitos alimentares – nunca parar de comer -, e fazer atividades físicas.

A mãe que se cuida entende melhor as mudanças no próprio corpo, continua se gostando e aproveita mais o momento que está vivendo.

Os exercícios são bastante importantes e podem trazer uma série de benefícios, desde que feitos com orientação médica. Eles melhoram a flexibilidade, a força muscular e a capacidade cardiovascular e impedem a retenção de líquido, responsável pelo inchaço.

Procure um médico, que indicará a melhor atividade, quase sempre a natação e a hidroginástica aliadas ao alongamento.

Fonte: Revista da Folha – 27/08/00

---

Ferro

Apesar de estar presente no espinafre, o ferro é mais bem absorvido pelo organismo quando ingerido através do fígado e da carne vermelha.

Mudanças no seu Corpo:
Coração, Secreções Vaginais, Articulações Pélvicas e Contrações Uterinas

Seu coração agora está trabalhando cerca de ¼ a mais do que antes da gestação, e o volume de sangue aumentou em quase 2,5l. Devido ao aumento de pressão nos vasos sanguíneos na metade inferior do corpo, surgem em algumas mulheres, hemorróidas ou varizes nas pernas e vulva.

Poderá haver aumento das secreções vaginais.

As articulações pélvicas amolecem e se esticam, preparando-se para o parto.

Seu útero também está se preparando e se contrai regularmente, sendo que algumas dessas contrações são bem fortes.

Mais mudanças

Quanto mais a gestação avança, maior a pressão do útero sobre os vasos sanguíneos abdominais, comprometendo a circulação. Essa sensação piora quando você se deita de costas, pois a subida do sangue até o coração é dificultada, podendo causar queda de pressão e até desmaio. Procure deitar de lado. Essa posição facilita a circulação e a irrigação do cérebro mantém-se no nível necessário.

No terceiro trimestre, o inchaço pode estar ligado a um aumento da pressão arterial, um dos sintomas da pré-eclâmpsia, que provoca alterações nos vasos sanguíneos da mãe, comprometendo a nutrição do feto. Nesse caso, pode ser necessário que você seja internada para repousar e tomar medicamentos para reduzir a pressão arterial. O parto poderá  ser induzido enquanto o bebê ainda estiver saudável. Se a pré-eclâmpsia se tornar grave, talvez seja necessária uma cesariana.

Se você evitar o estresse, a pressão arterial tende a baixar. Repouse bastante. Pratique o relaxamento e a respiração lenta e profunda.

O Seu Coração

Alteração do Coração: o acréscimo da proporção de sangue no organismo também implica trabalho adicional para o coração, principalmente nos últimos meses de gestação. O aumento da freqüência cardíaca é normal, devido a alguma necessidade momentânea de o coração bombear mais sangue.

Se você tiver um coração normal, não precisará se preocupar com esse aumento da atividade cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...