segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A gente ouve cada história quando se trata de gravidez, bebês e crianças pequenas

A gente ouve cada história quando se trata de gravidez, bebês e crianças pequenas. Será que aquilo que a sua tia falou é verdade? Ou aquela colega do escritório? Ou talvez você precise mostrar a alguém que as coisas mudaram... Divirta-se e tire suas dúvidas na nossa seção "É verdade".


É verdade que coçar a barriga na gravidez dá estria?

Eleonora Fonseca responde:


Não, coçar a barriga na gravidez não dá estria. O que acontece é o contrário. É a estria que provoca coceira antes de aparecer. Aí a pessoa fica achando que foi o ato de coçar ali que causou o surgimento da estria.

A pele pode ser dividida basicamente em duas camadas: a epiderme, mais superficial, e a derme, mais profunda. A estria é a rotura, ou rompimento, da camada mais profunda, enquanto a camada superficial se mantém íntegra.

Conforme a pele estica, com o crescimento da barriga, a derme (camada mais profunda da pele) pode se romper. Quando a derme está se rompendo, ela pode causar uma sensação de coceira antes de a estria aparecer.

A hidratação pode colaborar para ajudar a evitar o aparecimento de estrias, pois torna as estruturas da pele menos rígidas, e com isso menos propensas ao rompimento.

Mas em boa parte a tendência a estrias é hereditária. Se a sua amiga teve a sorte de não ter nenhuma estria, talvez não tenha sido por causa do creme que ela usou, mas porque ela não tinha tendência genética a ter as temidas linhas na pele.

A coceira é bastante comum na gravidez, mas quando o corpo coça demais pode ser sinal de um problema mais sério
 
 
 

É verdade que enjoo é sinal de que a gravidez vai bem?

A equipe do BabyCenter responde:


Pode até ser que enjoos sejam um bom indicador da gravidez, mas a ausência deles não quer necessariamente dizer que tudo vai mal.

Vários estudos já apontaram um menor índice de abortos espontâneos entre mulheres que têm náusea e vômitos durante a gravidez.

Além disso, alguns pesquisadores descobriram que as mulheres que apresentam bastante enjoo sintomas na gestação também correm menor risco de partos prematuros e de dar à luz bebês com baixo peso.

O que a ciência ainda não determinou ao certo é por que isso acontece. Os medicos nem sequer sabem por que algumas mulheres enjoam tanto e outras não têm nem um pingo de enjoo. Uma hipótese é que o aumento repentino dos níveis de hormônios como a gonadotropina coriônica humana (hCG) e do estrogênio teriam a ver com os enjoos e o mal-estar.

Um dos indícios de que a quantidade de hCG (o chamado "hormônio da gravidez") está ligada aos enjoos é o fato de grávidas de gêmeos, que têm níveis maiores do hormônio, tenderem a sofrer mais com as náuseas.

Assim sendo, quem anda enjoando demais provavelmente pode se conformar em ouvir que isso é bom sinal para a gravidez. E quem não está passando por nada disso também não precisa ficar preocupada. Inúmeras gestações se desenvolvem perfeitamente bem, com bebês saudáveis, sem as mães se sentirem enjoadas, nauseadas ou terem vômitos frequentes.
 
 
 

Ouvi dizer que parto normal pode alargar a vagina da mulher. É verdade?

Mário Burlacchini responde:


Um parto normal bem assistido não provoca sequelas permanentes na região vaginal, porque, se houver alguma lesão, os médicos recompõem o períneo (região entre a vagina e o ânus) depois. O que existe, tanto em um parto vaginal como na cesariana, é um afrouxamento da musculatura abdominal durante a gestação, que acompanha a expansão do útero e pode afetar o orgasmo feminino posteriormente.

Para evitar isso, é sempre bom fazer atividades físicas e exercícios para o assoalho pélvico durante o pré-natal e também na fase pós-parto. Mas é importante que se diga que o parto normal, principalmente de um ou dois filhos, não vai modificar a vida sexual de ninguém.

A maioria dos problemas sexuais de um casal não está ligada a questões físicas. O que acontece, por exemplo, é que só de assistir ao parto, ver aquela cabecinha saindo da vagina da mulher, muitos homens podem ficar impressionados -- e o aspecto psicológico disso não deve ser ignorado na hora de se decidir quem acompanhará o parto e sob que ângulo de visão.

A chegada de um filho, sem dúvida, muda a vida sexual dos parceiros, que precisarão de muito entendimento para retomar o conforto físico e emocional necessário para uma sexualidade saudável e prazerosa. A diminuição da libido nos primeiros meses de vida do bebê normalmente deve-se ao cansaço e não a modificações decorrentes do parto
 
 

É verdade que chorar deixa os pulmões do bebê mais fortes?

A equipe do BabyCenter responde:


Não, abrir um berreiro não vai deixar os pulmões do bebê mais saudáveis. Para o bebê, não há nenhum benefício físico ou emocional no velho conselho que diz "deixa chorar, faz bem para os pulmões".

Bebês choram por algum motivo, embora muitas vezes seja difícil decifrar a causa. Podem estar com fome, com sono, incomodados ou excitados demais. Para acalmá-los, normalmente basta alimentá-los, deixá-los sugar alguma coisa, eliminar a causa do desconforto ou simplesmente oferecer um pouco de aconchego.

E às vezes eles só precisam desabafar, e isso pode levar algum tempo, portanto prepare os ouvidos e a paciência.

Talvez a ideia de que chorar faz bem para os pulmões tenha sua origem no primeiro choro do bebê, aquele que ele dá ao sair da barriga da mãe. Esse primeiro choro sim, é saudável. É um sinal de que os pulmões estão funcionando, e serve para eliminar algum resto de líquido amniótico que ainda esteja no sistema respiratório da criança.

Há muita polêmica quanto à estratégia de "deixar chorar" para ensinar o bebê a dormir. Você pode escolher o método que preferir, mas saiba que os pulmões não vão sair mais fortes da empreitada.

Nos últimos meses do primeiro ano e em especial após 1 ano de idade, é muito comum o choro ininterrupto sem nenhum motivo físico aparente, geralmente sem lágrimas, quando a criança é contrariada. É a famosa crise de birra.

Nesses casos, também não há nenhuma repercussão (positiva ou negativa) para os pulmões
 
 
 

É verdade que bebê menina dorme melhor que bebê menino?

 equipe do BabyCenter responde:


Não, não é verdade que bebês do sexo masculino não durmam tão bem quanto as menininhas. Não existem estudos que comprovem que um dos sexos durma melhor que o outro. E não é por falta de pesquisa.

Muitos cientistas já analisaram os padrões de sono de bebês meninos e bebês meninas -- incluindo a duração do sono, mudanças no ritmo e padrão de sono, e até a comparação entre hábitos de sono e estatura. Mas nenhuma das pesquisas indicou que um sexo durma melhor que o outro.

É possível que você conheça vários casos de pessoas que juram que a filha dorme muito melhor que o filho, e tenha chegado à conclusão de que é uma regra geral, que meninas são mais calmas e portanto dormem mais.

O que acontece é que crianças são sempre diferentes entre si, mesmo dentro da mesma casa e com os mesmos hábitos. Como os pais não têm muito termo de comparação, acabam generalizando e criando esse tipo de mito ao longo das gerações.

Tanto faz se você tem menino ou menina. Se você está com dificuldade de fazer seu filho dormir bem, dê uma olhada na nossa seção sobre o sono do bebê. Temos muita informação, mas talvez você queira começar com os erros que todos nós cometemos na hora de colocar a criança para dormir, ou com a tabela que indica de quanto tempo de sono seu filho precisa por dia
 
 
 
 
 
Você conhece mais alguma "lenda" ? Envie para nós: contato@nenedamamae.com



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...