domingo, 23 de outubro de 2011

Grávida pode ? - Parte I

Grávida pode frequentar a manicure sem preocupação?

De um modo geral, não há riscos maiores em fazer as unhas durante a gravidez, desde que a frequênica não seja exagerada.

Segundo os especialistas, existem poucos indícios de que as substâncias químicas usadas em esmaltes e removedores, como a acetona e o tolueno, possam fazer mal ao feto. Mas muitos médicos recomendam mesmo assim que a exposição a esses produtos seja a mínima possível.

Como em gravidez cautela nunca é demais, tente fazer as unhas em um intervalo maior e escolha um salão que seja bem ventilado para evitar ficar respirando vapores fortes dos esmaltes e de outros produtos para cabelo usados no local. Certifique-se também de que os alicates e tesourinhas utilizados são devidamente esterilizados ou leve então o seu próprio "equipamento".

E aproveite: uma sessão na pedicure pode ser uma mão-na-roda nos últimos meses da gravidez, quando você mal consegue alcançar as unhas dos pés!

Nas semanas que antecedem o parto dê preferência a esmaltes clarinhos nas mãos, pois eles não atrapalham a medida do oxigênio sanguíneo que é feita pelo dedo no momento do parto (os escuros são retirados pela enfermagem em grande parte dos hospitais).
 
 

Grávida pode fazer clareamento dos dentes?


Médicos e dentistas afirmam que não existem provas de que o clareamento dos dentes represente um risco para a mulher grávida ou para o bebê. O problema é que também não há dados suficientes que comprovem se tratar de um procedimento totalmente seguro durante a gestação.

Tanto no clareamento caseiro como no feito a laser, as substâncias ativas utilizadas, chamadas de peróxidos, provocam um processo oxidante nos dentes. Cientistas já comprovaram que a oxidação pode ser prejudicial a células e tecidos, mas ainda não se sabe com certeza se isso é prejudicial para a gestante ou o bebê em desenvolvimento.

Outro processo comum para o clareamento é a micro-abrasão, a qual usa componentes ácidos para remover manchas. Infelizmente, esse método conta com ainda menos informações a respeito de sua segurança na gravidez.

Diante disso, muitos especialistas recomendam esperar até depois do parto ou até mesmo depois de desmamar o bebê para iniciar um tratamento de clareamento dental.

Consulte também seu dentista antes de começar a utilizar produtos branqueadores vendidos em farmácias e supermercados. Muitas vezes, manchas nos dentes podem ser sinal de algum problema mais grave e só um profissional pode fazer o melhor diagnóstico
 
 

Grávida pode usar salto alto?

Os especialistas se dividem em relação ao uso de sapatos de salto alto na gravidez. Todos, no entanto, concordam que o uso do salto alto modifica sua postura e altera seu centro de gravidade, colocando mais pressão sobre a região lombar da coluna, já bastante vulnerável na gestação.

Os que defendem o uso de sapatos baixos lembram que os ligamentos que garantem a estabilidade da coluna ficam mais frouxos durante a gravidez, o que os deixa mais sujeitos a lesões e sobrecargas. É por isso que grávidas correm mais risco de torcer o pé, e o salto alto também contribui para o risco.

Outro problema dos saltos altos, segundo alguns médicos, é que, ao pressionar mais a região lombar, podem contribuir para a dor na coluna, que pode ser muito intensa.

Além disso, o aumento de peso, a mudança da forma do corpo e a alteração do centro de gravidade fazem você andar de uma maneira diferente e com menos estabilidade. Assim, o uso de salto alto pode provocar desequilíbrio. E uma queda durante a gestação pode machucar você e até o seu bebê.

Sapatos de salto plataforma são mais confortáveis para andar, mas têm o mesmo risco de queda: eles tornam muito mais fácil virar o pé, principalmente quando o piso é irregular (como calçadas com buracos ou piso de paralelepípedos).

Preste atenção também para ver se a sola do sapato não é muito escorregadia.

Mesmo os médicos que não veem problemas no uso do salto recomendam que você tome a decisão baseada no seu conforto. Você pode, por exemplo, levar um par de tênis ou sapatos baixos na bolsa e calçá-los depois do trabalho (ou no final da festa). Ou passar para os modelos sem salto a partir das 25 semanas de gestação. Ou ainda abrir mão do salto para fazer as tarefas do dia-a-dia e só usá-lo em ocasiões especiais.

Leve em consideração que um outro efeito da gravidez é fazer seus pés aumentarem. Além de correr o risco de ficar com bolhas nos pés, você pode acabar laceando demais seu sapato favorito, que pode acabar ficando largo demais para você usar depois da gravidez.

Há mulheres que se sentem desconfortáveis de usar sapatos completamente sem salto ou rasteirinhas. Esse tipo de sapato também pode favorecer a pressão no calcanhar e na coluna. Se esse é o seu caso, procure um sapato de salto baixo e base larga, que dê bastante sustentação
 
 

É verdade que grávida não pode pintar o cabelo?

Apesar de este ser um daqueles assuntos que despertam enorme dúvida entre as futuras mamães, ainda não há pesquisas sólidas que indiquem com certeza se as tinturas para cabelo são ou não prejudiciais ao feto durante a gravidez.

O pouco que se sabe aponta que é provavelmente seguro pintar o cabelo na gestação. A Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia (Otis, na sigla em inglês), uma rede internacional que divulga dados sobre possíveis riscos na gravidez, afirma que não há relatos de que tinturas de cabelo tenham provocado mudanças na gestação. O órgão ressalta também que muito pouco da química das tintas é de fato absorvido pelo corpo. Outros estudos que mostram possíveis efeitos prejudiciais ainda não são muito definitivos.

De qualquer maneira, não custa nada pecar pelo excesso e tentar esperar o máximo possível para voltar a pintar os cabelos.

A obstetra Rosa Maria Ruocco, do Hospital das Clínicas de São Paulo, aconselha que não se tinja os cabelos pelo menos no primeiro trimestre da gestação, por esta ser uma fase de maior formação dos tecidos e órgãos fetais. Para ela, "de preferência, o bom é esperar até 20 semanas".

A médica também tem algumas dicas para quem não está aguentando o visual de sempre ou os cabelos brancos: usar tonalizantes (que têm curta duração), luzes e reflexos -- por serem produtos que quase não tocam o couro cabeludo, eles podem ser aplicados a partir da segunda metade da gravidez com maior segurança.

"Também aconselho a hena pura, que parece não ter influências sobre o desenvolvimento fetal", diz a obstetra.

Se você quer mesmo aplicar um produto natural, fique de olho para comprar uma hena pura, e não misturada a outros produtos químicos, que acabam sendo a mesma coisa que as tinturas. Confira o rótulo.

Na hora de escolher um salão para pintar o cabelo, certifique-se de que seja um lugar bem ventilado para não se expor demais aos vapores químicos durante a aplicação. O mesmo vale para a aplicação caseira, a qual deve seguir direitinho as instruções do fabricante e durar o menor tempo possível. Não deixe de usar luvas e de enxaguar muito bem o cabelo depois
 
 
Fonte: BabyCenter Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...