domingo, 4 de dezembro de 2011

No tempo certo o bebê vai dormir a noite toda

Tags: bebê, calma, choro, maternidade, rotina, sono

Um dos assuntos mais polêmicos e recorrentes em todas as rodas de mães é a hora de dormir. Em 100% desses relatos há: falta de sono, troca do dia pela noite, bebê que acorda de duas em duas horas, que ficam grudados no seio materno a madrugada inteira… entre tantas outras.

Houve uma época em que eu realmente achei que não ia conseguir passar por aquela fase com tranquilidade, por conta do sono irregular dos meus filhos. Eu acreditava, com unhas e dentes, que eu nunca mais dormiria. E era um drama tão real, que quando alguém me falava os bordões “é natural“, “é só uma fase“, “vai passar“, eu chorava mais ainda por me sentir fraca. Se é tão natural, se é só uma fase e se ela vai passar, que péssima mãe eu sou que não consigo ficar algumas noites sem dormir? Que tipo de ser humano é esse que não consegue passar por um tipo de desafio, sobretudo pelas pessoas que eu mais amo no mundo: meus filhos?

E só quem sofre a privação de sono é capaz de entender o teor disso que estou falando. Nós nos sentimos totalmente incapazes de fazer atitudes corriqueiras, a concentração é afetada e os reflexos ficam mais lentos. Isso sem falar no aspecto emocional. E justamente por causa da instabilidade emocional que estamos passando, somando as aventuras da nova rotina com o bebê e por tantas horas sem dormir, é que neste momento podemos adotar métodos nem tão amorosos para “ensinar” o bebê a dormir.

O que não faltam nessas horas são conselhos, táticas, métodos, livros e alimentos que farão, “quase que milagrosamente”, o bebê dormir a noite inteira. Uma coisa que tem que ficar bem clara é que bebê novinho que dorme a noite inteira é exceção à regra e que muitas dessas técnicas podem ajudar, é claro, mas não são garantia, já que existe um tempo certo de maturação neurológica para que a criança consiga vencer seus outros estímulos, como fome, insegurança e irregularidade do sono, para poder dormir mais horas seguidas.
O principal dilema dessa fase é: deixar ou não o bebê chorando no berço? Responderei essa questão com um argumento dos médicos Paul leiss e Frederick Hodges, no livro “Soluções para Noites sem Choro“, de Elizabeth Pantley:
“Bebês e crianças pequenas são seres emocionais e não seres racionais. A criança não consegue compreender por que ignoramos seu pedido de ajuda. Ignorar o choro do bebê, mesmo com a melhor das intenções, pode levá-lo a sentir-se abandonado. Os bebês respondem a necessidades biológicas que os “especialistas” em sono ignoram ou negam.

A abordagem mais sensata e carinhosa é responder imediatamente ao choro da criança. Lembre-se de que você é o pai e que uma de suas responsabilidades é dar ao bebê segurança e conforto. É um belo sentimento saber que você sozinho tem o poder de iluminar a vida de seu filho e eliminar todo o medo e a mágoa”.
Eu devo confessar que com Eduardo, meu primeiro filho, por conta da inexperiência e do desespero pela privação do sono, eu tentei aplicar a técnica do choro para que ele aprendesse a dormir a noite toda. Depois de mais de duas horas com meu bebê berrando no berço e eu chorando do lado de fora do quarto, desisti, para nunca mais repetir aquilo. Dr. Fernando de Nóbrega, médico pediatra e especialista em vínculo mãe-bebê diz que deixar a criança chorando no berço não é bom para ninguém. Todos vão sofrer. E está coberto de razão, né? Pegar no colo, aninhar, ninar e acalentar é muito mais gostoso para todo mundo, não é mesmo?

Acho que o caminho é deixar fluir a conexão máxima com nossos bebês e aceitar o fato de que tudo o que ele precisa é de nós na hora de ir para o mundo dos sonhos: do nosso carinho, do nosso amor e do nosso apoio para que consiga chegar ao amadurecimento para poder dormir a noite inteira. O que você acha? Conte pra gente aqui.

Palavra de Especialista

CHORO OU COLO?
Com relação ao tema, existem divergências: uns acham que deve deixar chorar e outros que não. Sou do grupo que pensa ser importante não deixar o bebê sofrer. Procurar saber a causa que esta levando ao choro e tentar corrigir. Não acho que seja adequado deixar o bebê chorando. Pergunto: você deixaria uma mãe chorando sem acudi-la?

Dr. Fernando José de Nóbrega, médico pediatra, especialista em vínculo e consultor da Natura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...