terça-feira, 27 de setembro de 2011

Em forma depois da gravidez

Nós ficamos acompanhando o barrigão das celebridades grávidas crescendo, mas parece ser um mistério como elas conseguem ficar com o corpo de antes, ou até melhor, logo depois do nascimento dos seus filhos e nós não! Mas não é bem assim.

Recentemente a atriz Jessica Alba disse "Não consigo chegar ao peso que tinha antes de ter a Honor (sua primeira filha). Meu corpo está diferente. O jeans fecha de outra forma e as roupas têm caimento diferente. É um milagre o que acontece, mas você fica definitivamente diferente depois. A não ser que você seja Gisele Bündchen (risos)".

Embora saibamos que o emagrecimento varia muito de organismo para organismo, existem algumas dicas que ajudam e muito a continuarmos em forma antes e depois de sermos mães.

O cuidado com o físico deve iniciar bem antes da gestação, assim até facilita a perda de peso após a gravidez. Atividade física e cuidados com a alimentação são fundamentais para manter uma vida saudável. E durante a gestação a atividade física pode continuar, apenas diminuindo a intensidade e evitando exercícios que comprimam o abdome no decorrer dos meses.

"Exercícios como a hidroginástica são muito eficazes e ainda aliviam, pois a água diminui a pressão do peso do bebê", explica o personal trainer Carlos Klein, "E é necessário controlar o peso durante a gravidez também. Hoje em dia não existe mais o ‘estou comendo por dois’. O saudável é engordar de oito a nove quilos durante a gestação", complementa.

A ginecologista Dra. Rosa Maria Neme, lembra que os exercícios leves podem começar cerca de 10 dias após o parto. "Já para os mais intensos, recomenda-se o retorno depois de três a quatro semanas do parto". Na hora de começar a se exercitar opte pelas séries de musculação para fortalecer o abdômen e a região lombar e evite exercícios aeróbicos, já que atividades de grande intensidade podem prejudicar a amamentação. No controle da dieta, uma boa dica é usar de pouco sal para diminuir o inchaço.

Para quem não gosta de fazer exercícios e prefere aulas de danças ou lutas, é uma boa alternativa, embora não tenha a mesma eficácia da musculação. Praticar natação também é um meio alternativo de conseguir resultados tão bons quanto os da musculação, e mais divertido. E não existe a desculpa de não ter tempo. "A prova de circuito é uma boa alternativa, na qual você alterna segmentos corporais sem descanso em uma sessão de treino que dura entre 30 e 40 minutos e tem bastante gasto calórico", sugere Carlos Klein.

"Não há um número correto, mas inicialmente agestante deve perder cerca de sete a 10 quilos nos primeiros 10 ou 15 dias após o parto", informa a Dra. Rosa. Portanto, tomando os cuidados necessários que o corpo precisa para ficar saudável antes, durante e depois da gestação, a perda de peso virá naturalmente.

"Tanto para as mulheres, gestantes ou não, quanto para os homens, a atividade física é uma maneira de manter a autoestima e o corpo saudável. É essencial para a vida e nos coloca um pouco de volta no movimento, pois a vida moderna nos colocou muito sentados e menos ativos", afirma Klein.

O personal completa: "É muito importante estar em movimento para um bom funcionamento do corpo e das articulações. Atualmente a nossa expectativa é de viver até os 100 anos, e temos que chegar lá bem, sem dor e saudáveis", finaliza.

Por Adriana Massini (MBPress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...