sábado, 17 de setembro de 2011

Medidas para uma amamentação feliz

Sentir o calor e o carinho do bebê na hora da amamentação é um momento único para a mãe, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados. A autônoma Margareth Brito sofreu nos seis primeiros meses de amamentação de seu filho. “Eu chorava muito, a dor era terrível, os bicos dos meus seios ficaram todos rachados, chegaram a sangrar”.

As mulheres podem apresentar vários transtornos durante a amamentação: rachaduras, leite empedrado e a mastite infecciosa (inflamação das mamas através de rachaduras) ou não infecciosa (inflamação das mamas sem rachaduras).

Felizmente esses problemas podem ser evitados. A coordenadora do banco de leite da Santa Casa, Cynara Souza, explica que é necessário tomar uma série de cuidados antes do parto e durante o aleitamento da criança. “As mães precisam de apoio. Muitas saem com dúvidas após ter o bebê. Com orientação de como se preparar para amamentar, o aleitamento será muito mais tranquilo”.

Segundo um levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde e pelo Unicef, realizado em 2009, 48% das mulheres param de amamentar antes dos três meses. “As mulheres acabam atribuindo os problemas nos seios à amamentação. O que não é verdade. Sem o devido cuidado aparecem as feridas nos seios e as mães acabam desmamando cedo os filhos”.

ENCONTRO

Cynara também afirma que o primeiro encontro do bebê com o seio da mãe é muito importante. “Essa hora após o nascimento é crucial para o desenvolvimento do bebê e deve ser auxiliado pelos profissionais de saúde”.

Apesar da ansiedade, para a estudante Taynara Fonseca, mãe de gêmeos que nasceram em julho aos seis meses de gestação, a primeira amamentação foi duplamente especial e bem tranquila. “Hoje (ontem) foi a primeira vez que amamentei a Ana Luiza. O outro bebê ainda está na encubadora, mas estou muito feliz. Ocorreu tudo bem, pois tive todo o acompanhamento na Santa Casa”, comenta.

PARA AMAMENTAR BEM

- Até os seis meses, o leite materno deve ser o único alimento do bebê;

- Se o peito estiver com muito leite, a mulher deve esvaziar antes de amamentar;

- Durante a amamentação, pegar corretamente o bebê. A posição mais tradicional é a que a mãe está sentada com a coluna apoiada. O corpo do filho deve estar inteiramente de frente, ou seja, a barriga voltada para o corpo da mãe, com a cabeça e a coluna em linha reta, no mesmo eixo. A boca fica reta para o bico do peito.

- Encostar o bico do peito na boca do bebê, para ele virar a cabeça, o chamado reflexo da busca.

- A boca do bebê deve cobrir todo o bico e aureola do peito, para facilitar a saída do leite.

- A boca do bebê deve ser levada em direção ao mamilo e não o contrário.

- A bochecha do bebê deve estar redonda (cheia) na hora da amamentação;

- Passar o leite pelos mamilos ajuda a hidratar e a cicatrizar as fissuras. Na hora de lavar usar apenas usar água e sabão. Caso não haja melhora procurar o serviço de saúde.

Fonte: Ministério da Saúde
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...