sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pais devem levar os filhos ao dentista antes da primeira dentição

Marcelo Torres (Assessoria Sesacre)
Prevenção para cáries e outras doenças bucais deve começarnos primeiros meses da criança
Para que a criança cresça com a dentição saudável, os pais devem se atentar para a saúde bucal do bebê já nos primeiros seis meses de vida. Mesmo antes dos primeiros dentes de leite aparecer, é necessário que a higiene bucal faça parte dos cuidados com o bebê.

A cirurgiã-dentista Erenice Alencar Silva, que trabalha na Maternidade Bárbara Heliodora e no Hospital da Criança, realiza palestras nos leitos hospitalares sobre higienização oral da criança e conscientização dos pais no papel educativo para construção de hábitos saudáveis com o foco na prevenção da saúde bucal da criança.

"Nas conversas que tenho com os pais, ensino a utilizarem as gazes, fraldas ou dedeiras massageadoras para estimular a dentição da criança e fazer a limpeza após as mamadas, eliminando restos alimentares. Também ao encontrar crianças que já possuem os primeiros dentinhos, fazemos entrega de um kit, com escova e creme dental apropriados, para que possam se acostumar à prática da higiene bucal", enfatiza Silva.

Reconhecendo a importância dessa prática, a professora do ensino médio da rede pública estadual Márcia Nunes comenta que realiza a limpeza oral de seu filho periodicamente. "Após amamentá-lo, limpo toda a boca do bebê com uma fralda. Faço isso porque já vi em vários artigos e entrevistas na TV que com esse ato simples estou prevenindo meu filho de várias doenças e complicações bucal", comenta.

Entre as doenças ocasionadas pela falta de higiene oral de maior incidência nos recém-nascidos, está a candidíase, também conhecida como "sapinho", placas esbranquiçadas que aparecem na mucosa oral - gengiva, língua e interior da bochecha. Como a imunidade do bebê está em desenvolvimento, pode ser transmitida por levar a mão suja à boca, usar chupetas não-esterilizadas e beijar no rosto do recém nascido.

Segundo a gerente da Divisão de Saúde Bucal, Verônica Fernandes, as mães que fazem o pré-natal ou fazem parte da Estratégia Canguru (bebês prematuros) já são orientadas como fazer a higienização bucal de seu filho.

"As mães aprendem a forma correta de como higienizar a cavidade bucal do bebê e são alertadas sobre as possíveis doenças causadas durante a primeira dentição. A criança que apresentar alguma doença bucal após o nascimento ou as que já possuem dente de leite e tiverem complicações na arcada dentária são encaminhadas para o Centro de Especialidade Odontológica, localizado na Upa do Tucumã, para a realização de um tratamento mais complexo", destaca Fernandes.

Além de evitar possíveis doenças, as mães também aprendem que a amamentação nos primeiros seis meses de vida do bebê é essencial para o desenvolvimento dos músculos da face, proporcionando o bom crescimento da arcada dentária e a perfeita acomodação dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...