sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gravidez Ectópica, o que é isso ?

Conversando com algumas mães descobri esse tipo de gravidez, tão diferente! A gravidez ectópica acontece quando o óvulo é implementado fora da cavidade endometrial, ou seja, ele fica nos ovários, trompas ou outro lugar fora do útero.



Não são muitas mulheres que passam por isso, em torno de 3% das gestantes apenas e são várias as suas causas, como: uso de DIU, cirurgias pélvicas extra-genitais, curetagens, insucesso de laqueadura tubária, anomalias tubárias, cirurgias tubárias conservadoras, idade maior que 30 anos, endometriose e uso de indutores de ovulação.
O diagnóstico é feito quando a paciente apresenta dor abdominal e sangramento transvaginal, sendo possível, muitas vezes, em exame físico, ser evidenciada uma massa anexial. Nem sempre esses sintomas são sinais da gravidez ectópica, a identificação de um embrião ou saco gestacional com saco vitelino extra-uterinos são as evidências mais definitivas.

Existem vários tipos de tratamento, dependendo de cada caso. As pacientes podem ser tratadas com medicamentos ou até procedimentos cirúrgicos e a decisão de qual a melhor forma de cuidar é por meio de diversos exames para identificar como esta gestação está evoluindo.


Mesmo sendo bem mais raro esse tipo de gravidez, é sempre bom nos mantermos informadas e caso haja algum sintoma no ínicio da gestação, já sabem, procurem um médico. Lembrando que o pré-natal é de extrema importância, pois através dele é possível disgnosticar diversos problemas gestacionais, inclusive a gravidez ectópica.

Eu não conheço nenhum caso, vocês conhecem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...