sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Grupo de apoio atende gratuitamente adolescentes grávidas

Hospital das Clínicas organiza encontros assistidos por diversos profissionais uma vez por semana durante três meses; 145 gestantes foram atendidas em sete anos

Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo

Gravidez na adolescência é considerada de alto risco. Do ponto de vista emocional, as mudanças talvez sejam ainda maiores. Para auxiliar as jovens nessa situação, o Hospital das Clínicas mantém o Programa de Gestantes Adolescentes (Progesta), que acompanhou 145 jovens em seus sete anos de existência. O programa funciona no ambulatório pré-natal do Hospital das Clínicas.

Os encontros acontecem durante três meses, uma vez por semana, sempre às terças-feiras. Com a ajuda de profissionais de várias áreas (pediatra, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social), elas conversam sobre tudo: transformações físicas na gravidez, desenvolvimento do feto, aleitamento materno, cuidados com o bebê. As inscrições ainda podem ser feitas – é tudo de graça.

Todo cuidado é importante nesse momento delicado. A ideia do curso é prepará-las pra passar por essa fase tão especial da melhor maneira possível. Elas têm muitas dúvidas, muitos medos e muitos sonhos. Thays França tem 15 anos, está no sexto mês de gestação e diz que pensa em “como ter, como criar meu filho, como saber lidar com ele”. “O medo é na hora que ele nascer”, afirma Rayane Lúcia, 18 anos, seis meses de gestação.

“O adolescente é um ser que ainda está em formação, não atingiu uma maturidade fisiológica e emocionalmente ainda não estão amadurecidas para exercer a maternidade”, afirma a pediatra e coordenadora do Progesta Rosário Figueiroa (foto 2). “Elas precisam de muito apoio, da família, da escola, da instituição de saúde...”, enumera a psicóloga Luciana Souza Leão (foto 3).

Ambulatório Pré-natal do HC: 2126.3662.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...