sábado, 27 de agosto de 2011

Rede Cegonha é lançada no Rio Grande do Sul

O secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, ressaltou a relevância das ações inseridas na rede, cujo objetivo inclui a contínua redução dos índices de mortalidades materna e infantil.

O estado do Rio Grande do Sul lançou nesta sexta-feira (26 de Agosto 2011) a Rede Cegonha. Essa estratégia tem o objetivo de garantir à gestante e ao bebê uma rede de cuidados que assegure atendimento seguro e humanizado. A cerimônia de lançamento aconteceu na Assembleia Legislativa gaúcha.

O secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, participou do lançamento na capital Porto Alegre e destacou a importância do desenvolvimento de ações integradas à saúde. "A construção de redes ancoradas e definidas é a forma mais efetiva de se alcançar resultados positivos", disse Magalhães.

A rede abrange cuidados como o pré-natal de qualidade, a efetividade do direito ao acompanhante no momento do parto, a execução das boas práticas relacionadas ao parto e nascimento por parte dos profissionais de saúde, o transporte seguro e as novas instalações para as gestantes - Centro de Parto Normal e Casa da Gestante e do Bebê, parto humanizado, planejamento familiar, entre outros. Esse modelo de atenção integral ao parto, nascimento e à saúde da criança conta com mais de R$ 9 bilhões de investimento do governo federal.

Um dos objetivos da Rede Cegonha é reduzir os índices de mortalidades materna e infantil. Para o secretário, isso também requer a qualificação da notificação das mortes maternas, com o objetivo de acompanhar as principais causas de óbito e realizar ações de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...