sexta-feira, 23 de setembro de 2011

5 dicas para Fotografar Gestantes

Você já chamou seu marido para registrar com fotos esse momento lindo que é a gravidez ? Será que as fotos sairam boas ?

Tirar fotos é uma coisa que eu gosto muito, então sempre procuro algumas dicas e não podia deixar de postar as dicas da fotógrafa Claudia Regina, confira abaixo o que ela diz.

Quando as fotos estiverem prontas não deixe de nos enviar, teremos o prazer de mostrar, aqui no Blog, seu ensaio fotográfico!




Minha principal atuação na fotografia são as gestantes. Não sei se é porque não existe nada mais lindo do que uma mulher grávida ou por causa dos desafios dessa área, mas no momento em que comecei a fotografar profissionalmente eu já sabia que eram as gravidinhas que eu iria atender.

Mas assim que comecei a fotografá-las comecei a notar que eu cometia vários erros. Quando fotografamos pessoas percebemos que compor e expor corretamente é a parte mais fácil. O difícil é saber dirigir o ensaio de forma a conseguir imagens lindas.

Mesmo depois de pesquisar e ver muitas referências eu voltava da sessão, colocava as fotos no computador e ficava um pouco decepcionada. Então comecei a anotar cada coisa que eu aprendia em cada sessão. Eu sou bem perfeccionista e por isso ainda fico “procurando erros” nas minhas fotos, mas anotar cada nova descoberta me faz crescer e fazer cada dia um trabalho melhor.

Mesmo se você não fotografa gestantes recomendo que faça essas anotações a cada sessão. Fotos que você devia ter feito diferente, fotos que você não fez, ideias que aparecem depois de ver todas juntas, etc… faça uma lista, no imperativo mesmo, e leia sempre buscando adicionar novas ideias a cada novo aprendizado.
Abaixo estão os 5 itens mais importantes da minha lista de como fotografar grávidas e a gravidez:

1. A gestante não é só uma barriga

O objetivo não é mostrar só uma barriga. Faça menos fotos de barriga. Faça menos fotos da grávida segurando a barriga. Faça mais fotos de rostos, mãos, detalhes, pai, outros filhos… faça mais foto do amor nascendo ali e da alegria no rosto daquela mulher. O ensaio com uma gestante não serve somente para mostrar uma barriga, mas para mostrar uma futura mãe e uma família. Por isso, de vez em quando, deixe a barriga de fora e dê importância em retratar o amor.

Essa é a dica mais importante e quando entendi como seguí-la percebi um salto na qualidade da minha fotografia.
Foto de uma família

 

2. Fotografe detalhes

É bem clássico fazer fotos do sapatinho do bebê. Mas mostre o sapatinho e outros objetos de forma criativa. Coloque os bichinhos em locais inusitados (além da barriga!) Aquele sapatinho, daquele tamanhozinho, vai servir em um pequeno ser humano, não é incrível? Lembre-se sempre de fotografar esses detalhes e mostrar a importância deles.
Foto de Sapatinho

 

3. Faça fotos espontâneas

Um ensaio inteiro só com fotos posadinhas fica chato. Faça sua modelo fazer outra coisa, faça o casal dar risada, faça eles olharem para outro lado. Evite, de novo, as mesmas fotos dela segurando a barriga.
Esse é o motivo pelo qual gosto mais das fotos em locação externa do que em estúdio: pessoas comuns (que não são modelos profissionais) não conseguem relaxar muito em estúdio, então a maioria das fotos é de poses menos confortáveis e com aquele mesmo sorriso.
Foto espontânea de Gestante

 

4. O pai deve participar…

…mas não só na hora de dar um beijinho na barriga. Ele pode aparecer com sapatinho, pode estar abraçado com a gestante, pode aparecer discretamente, somente desfocado… as fotos devem mostrar a importância do pai – mesmo a gente sempre fazendo mais fotos da mãe, pelo motivo óbvio dela estar com o bebê dentro da própria barriga rs

Já fotografei mamães solteiras e nesse caso é só mostrar como ela será a família. Nada de fazer menos fotos só porque não tem pai junto.
Foto de gestante com o pai do bebê

 

5. Use a abuse de vários tipos de luz

A forma de uma mulher grávida pode ser mostrada em toda sua delicadeza com uma luz suave ou destacada com uma luz mais dura. Use e abuse de luzes difusas ou duras, silhuetas e vindo de direções diferentes.







Linda foto de gestante usando luz e sombra



Agora é mãos a obra, minhas queridas, quero ver vocês caprixando nas poses e nos sorrisos!!




Palavras chave: book fotografico, book gestante, book gestante curitiba, book gestante rj, book gestante sp, book gestantes, book grávida, book gravidez, book infantil, book para gestante, book para gestantes, books fotograficos, books gestantes, books para gestantes, ensaio fotográfico gestante, fotografia gestante, fotos book gestante, fotos gestantes, fotos gestantes book

Um comentário:

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...