sábado, 3 de setembro de 2011

Papinhas Gourmet

Publicado por: Dicas Meu Bebê em: 01 setembro  2011

A moda agora é o gourmet. O termo é utilizado quando novos sabores incrementam algo tradicional, levando a experiências gastronômicas mais elaboradas, e um paladar avançado.
Foto: Getty Images

Os bebês não ficaram de fora dessa moda, o livro de Tatiana Damberg, A panela amarela de Alice, traz receitas diferentes de papinhas e outras comidinhas feitas com ingredientes que não são usados normalmente na cozinha das mamães, mas ainda assim são receitas fáceis de se fazer.

Adoçar a papa do bebê sem usar açúcar, incrementar o cardápio para desenvolver um paladar variado nas crianças ou descobrir receitas que agradem também a pais e mães, aproveitando os mesmos ingredientes servidos aos filhos. Tudo rápido e fácil, para não sobrecarregar quem já tem muito trabalho cuidando da própria gravidez ou do recém-nascido.

O livro que traz 60 receitas, nasceu das necessidades da própria autora, ao engravidar de sua primeira filha. Apaixonada por gastronomia, Tatiana cedo percebeu que grávidas e mães em fase de amamentação sofrem uma espécie de terrorismo gastronômico, em que tudo o que se quer comer pode não fazer bem para saúde. Para fugir desse sentimento de angústia alimentar, começou a ler a respeito e pesquisar, até descobrir um jeito de cozinhar prático, gostoso e saudável – para a mãe e o bebê.

“O foco da minha vida é o gastronômico”, explica a autora que é formada em Gastronomia, e mantém o site de receitas Mixirica.

{Papinha doce de cenoura}

Ingredientes
½ cenoura
suco de uma laranja lima
¾ de xícara de água
1 colher de sopa de farinha de aveia
1 colher de chá de melado de cana
2 colheres de sopa de iogurte integral

Modo de preparo
Em uma panela, coloque o suco de laranja, a cenoura bem ralada e a água. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, em fogo baixo. Acrescente a aveia e cozinhe, mexendo sempre até engrossar. Junte o melado e retire do fogo. Adicione o iogurte, esmagando a papinha com um garfo para quebrar possíveis grumos. Ofereça a papa ainda morna ao bebê.



{Pêra com iogurte}

Ingredientes
1 pera madura
2 ou 3 colheres de sopa de iogurte integral
pitada de cardamomo em pó

Modo de preparo
Coloque o iogurte no prato, rale a pera bem fininha por cima, misture e polvilhe com o cardamomo.



{Minicompota}

Ingredientes
1 maçã picada
10 uvas-passas sem sementes
água

Modo de preparo
Coloque a maçã bem picada, ou ralada, em uma panelinha e deixe dourar levemente. Junte as uvas-passas, cubra com água e deixe cozinhando em fogo baixo até a maçã amolecer bem e o líquido do cozimento engrossar um pouco. Retire as uvas-passas e sirva com iogurte. Faça esta receita também com pera, goiaba doce (tirando as sementes e casca) ou qualquer outra fruta não-cítrica da época.



{Grão de bico com frango}
1 xícara de grão de bico
100g de frango
1 colher de chá de cebola
azeite
sal

Deixe os grãos de bico de molho por algumas horas e quando as cascas começarem a soltar, retire-as. Refogue a cebola na panela com um pouco de azeite. Acrescente o frango em pedaços e deixe dourar. Junte os grãos de bico descascados, cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo até amolecer. Quando tiver só um pouquinho de água na panela, tempere com pouco sal, retire do fogo e esmague (com ou sem o frango, dependendo da dieta do seu bebê). Derrame um fio de azeite extravirgem sobre a papa na hora de servir.


Confira mais algumas receitinhas no site do GNT.
Ou compre o livro, em torno de R$ 20,00 
Beijo, Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por escrever, sua mensagem é muito importante para nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...